Pipa segundo semestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC
CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO









PIPA – PROGRAMA DE INICIAÇÃO ÀS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS

































Auridenes de Araujo RA: B096EH-1

Caroline Aminta RA: B15BDF-6Janaina Fernandes RA: B08532-0

Maira Fernandes RA: B08530-4









Pipa – Programa de Iniciação às Práticas Administrativas

Estudo da empresa Geomaq Tratorpeças Ltda.








Trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas dos 2°/1ºsemestres, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.



Introdução



PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

Nome da empresa: Geomaq Tratorpeças Ltda.

CNPJ: 49.465.446/0001-80

Endereço: Rua Eduardo Chaves, 77

Email: geomaqsp@geomaq.com.br

Site: www.geomaq.com.br


A Geomaq é uma empresa de médio porte onde seu ramo de atuação é aprodução e comercialização por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores.
Fundada em Outubro de 1978, a Geomaq Tratorpeças iniciou então uma caminhada que vem prosperando ano a ano, uma vez que na data da sua fundação a empresa alugara um pequeno imóvel comercial e contando com apenas cinco funcionários, iniciou as suas atividades no bairro da ponte pequena, mesmo bairro quese encontra nos dias de hoje, na época, com um pequeno estoque de produtos para atender as necessidades mais urgentes de seus novos clientes. Vindo da cidade de São José do Rio Preto-SP, o senhor João Roberto, que trabalhara em uma agência bancária, teve uma grande idéia ao reunir-se com seus amigos e um antigo sonho estava por se realizar. Abrira finalmente uma empresa de peças para tratores queatendesse o cliente com qualidade e bom preço.


















Figura 1 – foto da matriz

[pic]

[pic]


Então com muita luta e buscando sempre conhecimento no ramo com muitos amigos e parceiros, o Sr. João Roberto aprendeu muito rapidamente sobre o negócio, necessidades e todas as estratégias para iniciar um negócio que desse certo. Uma verdadeira jogada deempreendedorismo. Com uma visão empreendedora e persistência contínua, ele batalhou e conseguiu a aquisição das principais peças que compusessem o seu pequeno estoque em uma lojinha em um pequeno imóvel alugado. Sempre muito atento ao mundo dos negócios, seu proprietário João Roberto, buscou novas e importantes informações que o mercado dispunha e as necessidades de seus clientes em relação a novosprodutos comercializados.
A empresa ano a ano foi crescendo no mundo dos negócios, expandindo seus estoques de produtos, seu quadro de funcionários e buscando novas parcerias.
Como toda e qualquer empresa, a Geomaq teve também seus momentos de dificuldades e mais precisamente na década de 90 com o plano Collor, a empresa enfrentou uma grande crise econômica e por muito pouco não teve quefechar as suas portas. Houve uma grande quantidade de inadimplência de seus devedores, fazendo com que a empresa não arrecadasse recursos para honrar seus compromissos e também fazer novas aquisições de produtos para atender o mercado. As conseqüências foram desastrosas, houve a falta de verba, e seus estoques praticamente enxugaram, faltando produto nas prateleiras e não podendo atender assimseus clientes. Muitos dos compromissos não foram honrados e a empresa passou a ter seu crédito cortado na praça.
Isso afetou a todos os funcionários diretamente, uma vez que os compromissos salariais foram comprometidos.
A empresa sofreu muito por algum tempo e precisou firmar acordos e parcerias no mercado para que pudesse sobreviver e novamente voltar a crescer. Foi com muita luta...
tracking img