Pipa 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O objetivo do Pipa 2 é fazer com que nós alunos possamos compreender os processos de estruturação de uma empresa.
Neste trabalho cujo tema é “Estrutura e Administração de Processos”, o grupo focará na Empresa Formtap Indústria e Comércio S/A.
Para conseguir as informações foi feita uma pesquisa junto aos profissionais da empresa, os requisitos deste trabalho sobre a organizaçãosão: O perfil da empresa, contendo sua história, a concorrência e ambiente competitivo, aspectos relevantes, organograma, e tudo que diz respeito ao histórico desta empresa.
Contém os processos organizacionais (estrutura organizacional), com os níveis hierárquicos, as departamentalizações encontradas no organograma e as vantagens de cada uma delas.
Um mapeamento dos macro-processos, processo chavee processo de apoio possibilitando uma visão geral da empresa.
A análise dos processos, de como são identificados os processos de agregação de valor e como são determinados os processos principais, os requisitos a serem atendidos pelos processos principais e de apoio, como são projetados, gerenciados e analisados os processos principais (processos-chave) da empresa.
A parte de contabilidade(processo contábil) da empresa, com o seu capital social, organograma da contabilidade, patrimônio líquido, entre outras coisas que fazem parte da área contábil.
Ao final do trabalho será feita a avaliação, sugestões de melhoria se houver, e a conclusão.

1 Perfil da organização

1.1 Descrição da organização

O Grupo Trambusti iniciou suas atividades em 1993 em São Paulo fabricando produtospara o mercado doméstico. Naquele momento os produtos principais eram derivados de fibras naturais, capachos de fibra de coco e cordas de sisal.
Em 1956 o Grupo Trambusti estabeleceu seu marco inicial como fornecedor no campo automotivo processando peças de acabamento interno de veículos e ainda mantendo suas preocupações ecológicas operando também neste mercado com fibras naturais (fibra de cocoimpregnada com látex, etc).
Em 1993 o Grupo Trambusti adquiriu o controle acionário da FORMTAP, empresa cujo enfoque principal são tapetes, tetos (moldados) e isoladores acústicos.
Em maio de 1996 iniciaram as obras da 1ª filial da FORMTAP em Betim – Minas Gerais, que já começava a desenvolver a espuma moldada tendo como principal cliente a Fiat Automóveis S/A.
A FORMTAP atua hoje, com duasunidades de produção: uma na cidade de Diadema – São Paulo onde também fica situada a Administração do Grupo e outra na cidade de Betim – Minas Gerais.
A planta de Diadema concentra a produção de tapetes agulhados em rolos, operando duas linhas com uma capacidade anual instalada superior a 8 milhões de metros quadrados de tapetes.
Além destas linhas de agulhagem, nesta planta são industrializadostetos e tapetes moldados, isoladores acústicos, atendendo a maioria das montadoras do país, bem como tapetes em rolos ou em “blanks” (tapetes cortados na medida de cada peça), envolvendo, inclusive, exportações de peças e materiais no âmbito do Mercosul para a Argentina e Uruguai.
Nesta planta é também aplicada tecnologia de ponta para integração de isolamento termo acústico ao tapete através doprocesso de acoplamento de feltros, inclusive com produção própria do elemento acústico fundamental para este tipo de peça qual seja Manta pesada.
A unidade fabril de Diadema também opera com moderno equipamento de extrusão de bases termoplásticas para tapetes, o qual recicla as aparas de tapetes, sendo indubitavelmente a única empresa local detentora desta tecnologia, o que reforça mais uma vez apreocupação do Grupo Trambusti com as questões ambientais.
A planta de Betim congrega a produção de tetos e tapetes para o cliente Fiat, empregando na linha de tapetes moldados materiais básicos supridos pela planta de Diadema.
A FORMTAP foi uma das primeiras empresas a se engajar no projeto “Mineirização”, o qual visava atrair as indústrias de autopeças para Minas Gerais, naquela fase...
tracking img