Piodermites

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Impetigo, Foliculite, Furúnculo, Celulite e Ectima.

ANHANGUERA UNIDERP CURSO: Tecnologia em Estética e Cosmética SEMESTRE: 2º TURMA: N20 DISCIPLINA: Alterações Cutâneas PROFESSOR(a): Gabriela Franco Tuller ALUNOS (as): Aline Leal RA: 2401310275 Andréa Luiza RA: 2401287954 Heloísa Sales RA: 2401281765 Isabela Bertolli RA: 2410363682 Paloma Moraes RA: 2401314501

São processos infecciosos depele produzidos, em geral, pelos cocos piogênicos: Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes. É uma doença comum que atinge cerca de 7% da população. As principais formas clínicas das Piodermites são:  Impetigo;  Foliculites;  Ectima  Furúnculos;  Celulites;

 Impetigo

é uma infecção cutânea bacteriana que atinge a camada mais superficial da pele, a derme.  Ocorre com maisfreqüência no verão: época em que a temperatura propicia a proliferação destes organismos.  Esta doença tem maior prevalência em crianças, em razão da menor resistência que a pele tem neste momento da vida.  O contágio se dá pelo contato direto, principalmente por meio de lesões cutâneas, como picadas de inseto, arranhões ou cortes preexistentes nesta região.

 Roupas

e toalhas podem, também,ser via de transmissão, em casos mais raros.  A infecção pode afetar qualquer segmento da pele. As regiões mais freqüentemente afetadas são aquela descobertas pela roupa como a face, os membros e as axilas.  Os microorganismos Stafilococcus plasmocoagulase positivos e Streptococcus hemolíticos são os principais responsáveis pela manifestação do impetigo.  As manifestações cutâneas, desta forma,variam de acordo com o agente infeccioso.

Os

estafilococos causam o denominado impetigo bolhoso, apresentando bolhas grandes, de parede muito fina. Quando estas bolhas se rompem, as regiões afetadas formam crostras, ficando avermelhadas, inflamadas e com aspecto úmido. Pode ocorrer a presença de pus.

 Impetigo

Bolhoso (com bolhas): os responsáveis são estafilococos;

Já

aforma não bolhosa ou impetigo comum, é causado pelos estreptococos, se manifesta como pequenas espinhas purulentas(pus) que, depois, evoluem para crostas melicéricas (que lembram a cor do mel).

 Impetigo

Não Bolhoso (com vericocrostas):

A

diferença entre as duas está no modo de manifestação da doença.  O diagnóstico é feito, geralmente, pela visualização das lesões. Exames desangue e biópsia podem ser solicitados.  Recomenda-se que o tratamento seja iniciado em até 48 horas após o aparecimento dos sintomas, visto que esta doença, em casos não muito frequentes, pode evoluir para um quadro mais grave, como febre reumática, varicela ou se espalhar em outros órgãos; além da possibilidade de causar manchas nas regiões afetadas.

 Antibióticos

orais, derivados dapenicilina, são requeridos. Pomadas à base de mupirocina podem, também, ser recomendadas pelo médico.  No tratamento a medida essencial é a limpeza e remoção das crostas com água morna e sabão ou água.  Esta limpeza deve ser feita duas a três vezes por dia para prevenir a formação de novas crostas.  Em seguida aplica-se pomada ou creme de antibiótico, duas ou três vezes por dia.

 Outra

medidaé ferver a roupa da criança afetada e evitar que ela ou qualquer outra pessoa manipule as feridas, são medidas importantes para que não haja a contaminação em outras regiões do corpo ou de mais indivíduos.  Bons hábitos de higiene, como lavar as mãos freqüentemente e evitar o uso de toalhas e roupas de diferentes pessoas são outras medidas.  Lavar bem as feridas, cortes ou lesões, usaranti-sépticos, e antimicrobianos locais será o necessário para evitar a contaminação.

 São

piodermites que se iniciam no folículo piloso.  Tem três formas: superficial (ostiofoliculite) e duas formas profundas (sicose e hordéolo).  O germe habitualmente encontrado é o estafilococo plasmo-coagulase positivo; não obstante, em condições de debilidade do hospedeiro, o processo possa ser...
tracking img