Pinus e e ectomicorrizas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA



O setor industrial de papel e celulose vem aumentando sua produção para suprir a demanda de consumo. O papel sempre foi importante para o desenvolvimento econômico e social da humanidade. Sua fabricação consiste em processos mecânicos e químicos que geram uma grande diversidade e quantidade de resíduos.
A fabricação do papel tem iníciocom a produção da celulose a partir das árvores que passam por um processo de descascamento e fragmentação em cavacos. Estes, então são digeridos, ocorrendo à extração da lignina, substância endurecedora da celulose. São gerados como resíduos neste processo principalmente sólidos em suspensão na água de tratamento.
No final do século XX, houve o aparecimento de novos conceitos ligados àgestão empresarial, geração de produtos versus equilíbrio ambiental, surgindo assim, uma maior preocupação em avaliar e gerenciar o ciclo da vida do produto industrial gerado, como também os riscos ambientais que um determinado produto pode produzir quando descartado. As indústrias de papel e celulose são grandes geradoras de resíduos e, consequentemente fontes de poluição. Embora a maioria dessasindústrias possua tratamentos que permitem o controle eficaz dos agentes poluentes à custa de elevados investimentos, esses tratamentos não solucionam a problemática do que fazer com o resíduo final do processo de fabricação.
A questão da preservação ambiental torna-se cada vez mais presente nos diferentes ramos da atuação humana. Um elevado potencial de agressão ao meio ambiente, onde osetor industrial tem recebido especial atenção, seja no aspecto de controle de seus processos, seja no aspecto da regulamentação de emissões de poluentes. No caso da produção do papel, os efluentes gerados geralmente são lançados em aterros sanitários ou em corpos de água receptores. A busca de alternativas para uso desses resíduos que apresentam maior potencial de uso como fontes de nutrientes emviveiros tem sido uma preocupação constante do setor produtivo, visando adequar-se a legislação ambiental e reduzir custos.

1.2 PROBLEMA


As indústrias de papel e celulose geram lodo, que depois de prensado apresentam na sua composição diversos subprodutos, dentre eles o lignosulfonato e geralmente é encaminhado para aterro sanitário. O lodo apresenta na sua composição nutriente quepodem ser úteis no desenvolvimento de plantas, no entanto, apresentam compostos que não são prontamente assimiláveis, como a lignina. Além disso, podem apresentar componentes que sejam tóxicos a elas. O lignosulfonato tem sido extraído do lodo por empresas especializadas, encontra-se disponível no mercado brasileiro e contem nutrientes que poderiam ser utilizados pelas plantas.
Os fungosectomicorrízicos conseguem decompor a lignina e fazem simbioses com espécies florestais, auxiliando na captação dos nutrientes, produzindo fatores de crescimento e favorecendo o transplantio e sobrevivência das mudas.
Fungos ectomicorrízicos podem ser associados ao lignosulfonato, subproduto de lodo da industria de papel e celulose, para auxiliar no crescimento de mudas de Pínus taeda eEucalipto dunni?


1.3 HIPÓTESE




Os fungos ectomicorrízicos associados ao produto lignosulfonato, oriundo da fábrica de papel e celulose e inoculados em mudas de eucalipto, auxiliam no crescimento das mudas.





1.4 JUSTIFICATIVA


Com essa pesquisa pretende-se fazer um estudo sobre a associação de fungos ectomicorrízicos com o subproduto do lodo de fábrica de papel ecelulose, lignosulfonato de cálcio, em plantio de mudas de pinus e eucalipto, visando determinar as melhores combinações fungo-hospedeiro- lignosulfonato e o efeito do uso lignosulfonato no plantio das mudas.
Dentre os efeitos benéficos dos fungos ectomicorrizicos está à maior absorção de nutrientes e de água do solo; armazenamento temporário de nutrientes; proteção das raízes contra patógenos e...
tracking img