Pintura e mosaico em roma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Guarulhos, 2013
Pintura
A pintura na Roma antiga ainda é pouco compreendida, seu estudo é prejudicado pela escassez de obras (relíquias). A maior parte do que sabemos hoje sobre pintura romana se deve a um desastre natural, a erupção do vulcão Versúvio que aconteceu no ano de 79 a.c. Que soterrou Pompéia e Herculano (IMAGEM). Dando inicio a um processo de preservação parcial feito pelosoterramento das edificações e das obras pela lava e as cinzas. Dando ao mundo o conhecimento das técnicas e do cotidiano da Roma antiga.
Vale lembrar que por meio do estudo dessas obras conseguimos montar um panorama da diversidade artística da Roma antiga entre fins da República e o início do Império, mas esse acervo é apenas uma fração mínima da quantidade de pintura produzida em todo o territórioromano no curso de sua longa história, e justamente por não termos acesso a uma parte maior dessa enorme quantidade de pinturas do período anterior e posterior não temos testemunhos de outras técnicas além do afresco e de outras regiões romanizadas além da Campânia.
Roma desde de sua origem sempre foi uma grande consumidora e produtora de arte. Iniciando sua história sob domínio Etrusco(aglomerado de povos que viviam na península Itálica na região sul do rio Arno e a norte do Tibre, mais ou menos equivalente à atual Toscana, com partes no Lácio e a Úmbria),desenvolveu uma arte devedora, era uma derivação da arte grega arcaica. Logo q conquistou sua independência entrou em contato com a cultura grega clássico- helenista, passando a assimilar seus princípios em todos os campos artísticos.Tornou-se comum a cópia de obras célebres e a variação sobre técnicas e temas gregos, a produção e a venda eram enormes, porém essas imitações dos gregos também se perderam quase que completamente, o mesmo acontecendo com sua produção original, ainda se pode ver afrescos dispersos e fragmentados espalhados por toda a extensão dominada pelos romanos.
No acervo encontram-se afrescos que cobriam asparedes interiores da maior parte das habitações privadas e até de alguns edifícios públicos. A partir dessas pinturas foi possível distinguir quatro estilos na evolução cronológicas das pinturas Pompéianas :

Estilo de incrustação ou primeiro estilo (séc. II a.c)
Estilo Importado da Grécia e do Mediterrâneo Oriental. As paredes eram divididas em três setores horizontais onde eram pintados, comcores vivas, falsos envasamentos de mármore, plintos imitando madeira e até elementos arquitetônicos fingidos.

* Estilo arquitetônico ou segundo estilo (Por volta de 80 a.c. até o inicio da era cristã)
Possui influências helenísticas e está na sequência do estilo de incrustação, mantendo as três faixas horizontais de ordenação da parede. É caracterizado pela presença de elementosarquitetônicos pintados a partir do chão, que emolduram painéis com cenas mitológicas, religiosas ou simulam janelas que se abrem sobre paisagens naturais. No nível superior, simulam-se frisos que deixam entrever o céu. Introduz ainda um efeito ilusório (Recuo ou fundamento da parede por meio da perspectiva arquitetônica das cenas).

* Estilo ornamental ou terceiro estilo (Pouco antes do inicio da eracristã, 15 a.c)
A evolução do estilo anterior. Representação de elementos arquitetônicos, decorados com grinaldas e outros ornamentos vegetalistas ou naturalistas que se encontram pintados sobre fundos lisos e monocromáticos. Os painéis com cenas descritivas adotam um menor tamanho e mostram cenas de inspiração grega ( copia de artistas gregos e helenistas) e a influência da arte egípcia . Oefeito ilusório tende a suprimir a parede, através das cenas pintadas que parecem quadros pendurados no mesmo.

* Quarto Estilo (por volta de 45 d.c.) :
O quarto estilo pode ser definido pela palavra ecletismo, recuperando elementos de estilos anteriores e elaborando configurações sobre elas. Algumas de suas características genéricas mais importantes é a composição assimétrica, tendência...
tracking img