Pintura e escultura grega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCULTURA E PINTURA GREGA

Os gregos eram admirados por sua intelectualidade. Sobressaíram-se muito no mundo das artes, e por meio da mesma, buscavam representar acontecimentos históricos, cenas do cotidiano, temas religiosos e mitológicos. A arte grega constrói os pressupostos da beleza perfeita, que é simétrica, proporcional e harmônica. Para eles, a perfeição está vinculada à simetria, que éconsiderada o símbolo do equilíbrio.

ESCULTURA

As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo. Utilizavam recursos e detalhamentos para aproximar ao máximo possível, a obra da realidade. Em suas esculturas, podem ser observados nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos.

A temática mais usada foi a religiosa, principalmente, a representação de deuses, cenas docotidiano, mitos e atividades esportivas também foram representadas pelos escultores gregos.

As estátuas representam os mais altos padrões já atingidos pelo homem. Na escultura, o antropomorfismo foi insuperável. Além disso, é uma das mais importantes expressões artísticas da cultura grega. Exerceu decisiva influência sobre a arte romana, inseminou uma grande variedade de culturas do norte da África,do Oriente Próximo e Oriente Médio, chegando até a Índia durante a época de Alexandre, o Grande, e definindo muitos dos principais parâmetros da arte da Renascença e do Neoclassicismo. É uma referência das mais relevantes mesmo nos dias de hoje para toda a cultura do Ocidente.

Quanto aos períodos estilísticos, destacam-se o geométrico, dedálico, arcaico, severo, clássico e helenístico.

Asraízes da cultura grega clássica podem ser estabelecidas no Período Geométrico (c. 900 - 700 a.C.). Desta fase sobrevive uma variedade de artefatos, entre cerâmicas, adornos, armas e estatuetas votivas de bronze e barro, mostrando formas altamente estilizadas, evidenciando uma artesania de considerável habilidade, mas não há traços de estatuária de grande porte.

O Período Dedálico (c.650-600 a.C.). As características marcantes nesta fase, são a rígida frontalidade, o modelado achatado do corpo e o desenho simplificado da anatomia, que é antes uma idealização do que uma observação da natureza. O rosto é esquemático em forma triangular, com testa baixa, olhos e nariz grandes, e boca inexpressiva. As orelhas podiam ser omitidas ou tinham implantação perpendicular ao crânio, e o cabelo cai emgrossas madeixas. As pernas são usualmente longas e a cintura é alta e estreita. As estátuas femininas (kore, plural korai), aparecem com longas túnicas, enquanto as masculinas (kouros, plural kouroi) a nudez é a regra. Nos relevos, porém, aparecem maior variedade de posições, figuras em grupos, seres mitológicos e animais. Para a representação do movimento nos relevos é adotada uma fórmula com opeito e cabeça frontalizados, mas com a parte do corpo abaixo da cintura em perfil. O kouros, com sua anatomia completamente exposta, assumiu uma importância superlativa para o desenvolvimento da escultura. O tipo do kouros se define por uma figura masculina nua, jovem e imberbe, com a perna esquerda à frente e os braços caídos rigidamente junto ao corpo, com raras variações neste padrão. A koréestá sempre vestida, também é uma jovem e tem os pés juntos, e sua postura tem um pouco mais de variedade do que a sua contraparte masculina, e seus braços podem pender ou se dobrar, cruzando sobre o peito, ou se apenas um deles se move, pode estar voltado para a frente. Os kouroi não eram produzidos meramente com fins estéticos, mas eram oferendas religiosas colocadas em santuários, marcavam atumba de alguma personalidade ou eram monumentos públicos, e não representavam pessoas individualizadas, sendo antes a corporificação de algum ideal de beleza, honra, virtude, piedade ou sacrifício.

O Período Arcaico (c. 600-500 a.C.) foi definido por uma progressiva urbanização da Grécia. Com isso desenvolve-se a decoração escultórica monumental, e o mármore desloca a cerâmica como o material...
tracking img