Pintura e arte digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pintura
&
Arte Digital

Pintura
O termo pintura consiste em aplicar um pigmento sobre um plano, tais como papel, tela, tecidos, madeira ou até a própria parede. Essa aplicação vem com a finalidade de atribuir-lhe tons e matizes.
A pintura, junto com a escultura, foi uma das principais formas de obras de arte e dos meios de comunicação e expressão, desde antes dos tempos medievais. Asprimeiras tentativas feitas pelos homens pré-históricos para se comunicar e compartilhar sua história foi através das pinturas rupestres, onde eles registravam imagens nas paredes de cavernas, contribuindo assim para a história. Desde então a imagem passou a ser uma forma integrante de nossas vidas, como forma de expressão.
Nos registros dos primitivos são encontradas cores terrosas, feitas pormeios naturais como, por exemplo, o carvão, as plantas e sangue de animais.
Pintura Rupestre
Caverna de Altamira – Norte da Espanha
Pintura Rupestre
Caverna de Altamira – Norte da Espanha

|
|
No cenário das Belas Artes, era usada no inicio somente a tinta óleo, uma tinta que por meio de tipos específicos de óleo, são aglutinados às cores, e que ao oxidar, protegem a obra. Tambémpossibilitava a fusão de camadas pelo fato de não secar rapidamente. Isso fez com que ela se tornasse muito popular em meados do século XV e viesse a ser um dos suportes mais tradicionais da arte. Até então os artistas trabalhavam usando a têmpera na chamada, pintura de cavalete. O seu desenvolvimento acompanhou o desenvolvimento da civilização. Porém, a partir do século XIX, graças à RevoluçãoIndustrial, as técnicas de pintura começaram a crescer e com isso, a gravura foi começando a enfrentar uma competição difícil e perdeu sua produção em massa. A partir daí, a pintura começou a ganhar mais destaque e muitos artistas começam a trabalhar com ela, criando novas formas de representação visual.

“Passagem de Humaitá”, Victor Meirelles - Guache sobre tela (1886).

Um momento de grandedestaque na pintura foi o Renascimento, que foi um período de grande descobertas religiosas, politicas e afins e tudo isso causou muito efeitos nas artes. Foi uma época que juntou grandes homens que se tornaram mestres do Renascimento, não só na pintura, mas de outras artes como escultura, ciência e arquitetura. Dentre eles, Leonardo Da Vinci foi um grande exemplo disso, considerado um dos maioresartistas do Renascimento, além de pintor, também era escultor, cientista, inventor, arquiteto, engenheiro e musico. Criou, dentre muitas obras, um grande número de invenções como máquinas voadoras e instrumentos musicais. Dentre suas pinturas, as mais famosas são Mona Lisa conhecida também como “La Gioconda” e também o afresco A Última Ceia, pintado em Milão.
Outro artista notável do Renascimento foiMichelangelo, que embora seja fortemente lembrado por suas esculturas como Daví e Pietá, teve uma ligação muito forte com a pintura, como o afresco realizado no teto e no altar da Capela Sistina, localizada no Vaticano. O terceiro homem, que completa o trio de grandes mestres dessa época, foi Rafael. Ele foi um pintor que viveu em meados do século XV e dentre muitos dos seus trabalhos, o seu maisconhecido foi A Escola de Atenas, um afresco pintado na Stanza della Segnatura, em meados de 1509, sob encomenda do Vaticano.
Além destes artistas, houveram outros grandes nomes que marcaram o Renascimento como Botticelli, Bramante, Bernini, Bellini, Carpaccio, entre outros.
Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda), Leonardo Da Vinci, 1503 -1506
Mona Lisa (também conhecida como LaGioconda), Leonardo Da Vinci, 1503 -1506


Teto da Capela Sistina, Michelangelo (pintada entre 1508 – 1512)

A Escola de Atenas, Rafael (pintada entre 1509 – 1510)

Hoje há muitos gêneros de pinturas como retrato, natureza-morta, paisagem etc. Porém, ainda que pensemos em todos eles, existe também o termo “pintura de gênero” que faz referencia às representações da vida cotidiana, desde os...
tracking img