Pintura romântica

Páginas: 6 (1409 palavras) Publicado: 15 de maio de 2011
Introdução

O romantismo foi um movimento artístico ocorrido na Europa por volta de 1800, na literatura e filosofia, para depois alcançar as artes plásticas.
O trabalho a seguir é uma pesquisa sobre a pintura romântica e sabe-se que um dos maiores méritos creditados aos artistas desse período foi terem conseguido imprimir mais liberdade à arte, dando espaço para suas próprias expressõespessoais.
A espontaniedade e a o individualismo marcam esta forma de Arte. Os valores emocionais da cor ganharam grande destaque nas preocupações do autor, que criaram fortes constrates e intensas mudanças de claro e escuro, transmitindo seus sentimentos e expressões.
Relata também sobre a vida e obras dos principais pintores dessa época, como: Goya, Delacroix, Monet, Coubert e outros.

A PINTURAROMÂNTICA

A pintura foi o ramo das artes plásticas mais significativo, foi ela o veículo que consolidaria definitivamente o ideal de uma época, utilizando-se de temas dramático-sentimentais inspirados pela literatura e pela História. Procura-se no conteúdo, mais do que os valores de arte, os efeitos emotivos, destacando principalmente a pintura histórica e em menos grau a pintura sagrada.Novamente a revolução Francesa e seus desdobramentos servem de inspiração; agora para uma arte dramática como pode ser percebida em Delacroix e Goya. Podemos dizer que este último, manifestou uma tendência mais politizada do romantismo, exceção para a época e que tornou-se valorizada no século XX.
Alguns elementos que podemos observar nos quadros românticos é a composição em diagonal, quesugere instabilidade e dinamismo ao observador. A cor é novamente valorizada, as cores se libertaram e fortaleceram, dando a impressão, às vezes, de serem mais importantes que o próprio conteúdo da obra e os contrastes de claro-escuro reaparecem, produzindo efeitos de dramaticidade.
Quanto aos temas, os fatos reais da historia nacional e contemporânea dos artistas despertou maior interesse do queos da mitologia Greco-romana. Além disso, a natureza, relegada a pano de fundo das cenas aristocráticas pelo neoclassicismo, ganha importância. Ela mesma passa a ser o tema da pintura. Ora calma, ora agitada, a natureza exibe, na tela dos românticos, um dinamismo equivalente ás emoções humanas.
Na França e na Espanha, o romantismo produziu uma pintura de grande força narrativa e de um ousadocromatismo, ao mesmo tempo dramático e tenebroso. É o caso dos quadros das matanças de Delacroix, ou do Colosso de Goya, que antecipou, de certa forma, a pincelada truncada do impressionismo.

Goya: a luta contra a tirania

O espanhol Francisco José Goya y Lucientes( 1746-1828) usou temas diversos: retratos das corte espanhola e do povo, os horrores da guerra, a ação incompreensível depersonagens fantásticas e cenas históricas. Dessa variedade, destacamos uma imagem que é símbolo das lutas pela liberdade. Goya soube alterar fundamentalmente o modo de retratar o conteúdo histórico, dando-lhe um caráter mais geral. Um bom exemplo disso é a sua obra Os Fuzilamentos de 3 de Maio. Esse quadro representa o fuzilamento, por soldados franceses de cidadãos espanhóis resistentes á ocupação de seupaís pelo Imperador Napoleão I. Na tela é possível identificar o jogo de luz e sombra. A luz sobre o homem que esta de camisa branca, com os braços levantados, nós da a certeza da morte eminente, que já aconteceu aos companheiros tombados no chão. Nos soldados que atiram, não conseguimos ver o rosto: Goya representa neles a violência sem rosto. Assim, o tema da repressão política aparece napintura de forma geral, universal, superando o fato particular ocorrido na Espanha. O fuzilamento torna-se um pretexto para Goya expressar a luta da liberdade contra a tirania.
Goya foi tão importante na pintura quanto na gravura, onde pôde manifestar de forma extremamente expressiva o espírito do humor espanhol, que tende para a deformação e até para o trágico. Predominam a sátira social,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pintura Romantica
  • pintura romântica
  • O indianismo na pintura romântica brasileira
  • A pintura Rococó e Escultura Romântica
  • pintura
  • Pintura
  • Matrizes Românticas e Pós Românticas
  • Pintura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!