Pintura reencarnada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha:



Pintura Reencarnada

Angélica de Moraes



O texto, “Pintura Reencarnada”, coloca em pauta o lugar da pintura na arte contemporânea.

Apintura de agora é vista por vários outros ângulos, expandindo seus recursos para diversos materiais e processos antes não explorados. Novas técnicas fundamentadas nopensamento pictórico da pintura.

A autora coloca em pauta a influencia de Rosalind Krauss em relação ao conceito de campo ampliado da escultura que retrata a artecontemporânea e como este conceito e vivido dentro da pintura.

A pintura passa a ser desprendida da matéria que a caracteriza sempre trazendo em si a sua memória pictórica.Segunda a autora: “Pintura reencarnada” não defende pressupostos modernos de “evolução” da pintura para novos meios. Defende modelos contemporâneos, que admitem acomplexidade e simultaneidade, sem hierarquias e interditos.

Angélica de Moraes cita seu texto alguns trechos de Anna Maria Martins na monografia sobre o artista, Carvão“vai além da tela na afirmação da fisicalidade da cor”, e cubo- cor, obras que transmitem a pintura dentro da bidimensionalidade e que são colocadas por Angélica como oinicio da pintura reencarnada na arte brasileira.

A pintura contemporânea dita reencarnada não só se alimenta de sua história, mas também de todos os ingredientesdisponíveis no meio em geral que rodei o artista, suas experiências, sua liberdade de experimentação e riqueza de matéria prima.



Sobre a autora:

Angélica Moraes é critica deartes visuais, jornalista cultural e curadora independente.





Bibliografia:

MORAES, Angélica de. Pintura Reencarnada. São Paulo: ed. Paço das Artes, 2005.
tracking img