Pintura digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O projeto em parceria com a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) tem como objetivo amenizar o trauma sofrido por crianças de 6 a 10 anos envolvidas em situações extremas, como conflitos,epidemias e desastres naturais.
Uma vez supridas as necessidades básicas pela MSF, as crianças podem ser estimuladas através de uma via lúdica (por ex. jogo ou objeto) na tentativa de criar uma relação oudinâmica que entretenha e ajude na recuperação.
O processo de tratamento de uma criança está ligado ao restabelecimento de atividades diárias como tomar banho, preparar a comida e ir a escola,além de estímulos emocionais e intelectuais, como contar histórias, desenhar, brincar e se expressar. A rotina, idéia de normalidade, ajuda a reconstruir a confiança e a auto - estima, ao estabelecer umsentido de propósito.
Os aspectos culturais sem dúvida são relevantes, uma vez que definem a maneira de entender e organizar o mundo, com crenças e ritos específicos. Entretanto, existemcaracterísticas comuns a todas as culturas do planeta, como a estrutura familiar, a fé, a comunicação, a contagem do tempo e as sensações de maneira geral.
Levando em consideração todos esses tópicos, e ofato da MSF desenvolver projetos em diferentes países, decidimos optar por um caminho universal. A idéia seria trabalhar com imagens e símbolos com uma abordagem lúdica. Isso seria feito através de umadinâmica ou objeto que entretece e acompanhasse a criança ao longo do seu dia.
Levantamos a possibilidade de utilizar apenas materiais reaproveitáveis como lona de caminhão, caixas de remédios epapelão, materiais encontrados na maioria das missões da MSF. Porém percebemos que essa alternativa não seria essencial para o nosso conceito e decidimos não nos prender a idéias muito fechadas.Decidimos selecionar algumas palavras-chaves que norteassem o projeto: reconstruir, recuperação, estimular, distrair, dinâmica e divertir. E a partir disso começamos a aprofundar os caminhos...
tracking img