Pintura de implementos agriculas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pintura de implementos agriculas


Bruna Birkhan de Oliveira1,Emerson Leandro Martins do Carmo2
1Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI
Campus Santo Ângelo
2 Departamento de Ciências Exatas e da Terra
Curso de Química Industrial
*E-mail: carmoemersonl@gmail.com/birkhanbruna@hotmail.com____________________________________________________________________________________________________________


Resumo

O artigo abaixo descrito visa apresentar uma das metodologias utilizadas atualmente nas industrias para preparações de superfícies e pinturas protetivas . O conceito e função de cada estagio de uma linha de pré-tratamento seja ela por imersão ou spray e expresso de forma a conduzir a perfeita utilização de cada estagio, determinado pelaqualidade e necessidade de camada protetora. Identificando seu pontos fortes e fracos de cada sistema, demonstrado de forma simples e pratica.

Palavras-chave: Pré-Tratamento. Cura. Fosfatização. Imersão. Spray. Cuba. Pulverização.
____________________________________________________________________________________________________________

Introdução



Os processos de pre-tratamentosassocioados aos novos conceitos de aplicação de tintas possibilitam uma melhor rentabilidade e segurança aos produtos industrializados. Como o mercado mundial exige um padrão de qualidade superior a cada ano as tecnologias vem evoluindo gradativamente a medida das necessidades impostas pelos consumidores, isto faz com que a cada dia novos produtos sejão criados para esta demanda.


Ametodologia utilizada para limpeza das peças e aplicação de pintura e cruscial para a perfeita proteção da camada que ficara exposta a ação climática.


Desenvolvimento

A agricultura a nível mundial nos 50 anos passou por uma revolução sem precedentes, o uso de novos métodos de plantio, novas ferramentas, sejam elas manuais ou equipamentos motorizados também acompanharam esta evolução. Como toda equalquer nova metodologia de trabalho aplicada e comum o surgimento de novos problemas. Os equipamentos utilizados na agricultura devem possuir uma resistência e uma durabilidade de sua estrutura, que geralmente são de ligas metálicas. Como basicamente os equipamentos utilizados são quase 100% de estruturas metálicas, estes estão passivos de sofrer a ação dos intempéres climáticos (chuva e sol) [5].Estes agentes externos provocam em qualquer estrutura diversos tipos de danos, um dos mais comuns e danosos a corrosão em itens metálicos. Para combater uns dos principais problemas com estruturas metálicas dos equipamentos utilizados na agricultura a corrosão do metal , diversas soluções foram criadas. A tecnologia atualmente utilizada de pintura das fabricantes de automóveis não se diferemuito da técnica utilizada nas indústrias ou fabricantes de maquinários utilizados na agricultura. Os benefícios e os prejuízos identificados nos dois seguimentos também são os mesmos.

Os prejuízos causados pela corrosão têm consequências verdadeiramente gigantescas, quando se observa que ¼ da produção mundial de aço, destina-se a reposição de materiais consumidos por ela, além de causarproblemas quanto à segurança e também a estética, desvalorizando os equipamentos.

Conceito básico de corrosão

Corrosão pode ser definida como sendo a deterioração que ocorre quando um material (normalmente um metal) reage com seu ambiente, levando à perda de suas propriedades.

No combate a corrosão, a proteção pela pintura é o método mais empregado, pois nele aliam-se as vantagens de eficiência,facilidade de execução e baixos custos, aos efeitos estéticos e decorativos que a pintura confere aos equipamentos pintados.

Por meio de sistemas de pintura, podemos obter três mecanismos proteção anticorrosiva:

1 - Proteção por Barreira: Quando a película forma uma barreira entre o substrato e o ambiente;

2 - Proteção Anódica: Quando se utilizam pigmentos inibidores de corrosão...
tracking img