Pintura barroca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar as obras barrocas, e a grande ligação com o catolicismo, à arte Barroca contestam e sugerem a espiritualidade e o teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento.
O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas.


Palavra chave: Pintura Barrocabrasileira, Realismo, Naturezas Mortas.


1. Introdução

Este trabalho tem como objetivo mostrar um breve relato do desenvolvimento da Arte Barroca.
Este estilo da arte foi criado na Europa no século XVII, e que chegou ao Brasil através dos colonizadores europeus. O barroco apresenta características regionais nas diferentes localidades em que se desenvolveu.
A expressãoartística Barroca teve aproximadamente 200 anos de atividades, sendo que no Brasil durou 60 anos a mais do que na Europa. A Arte Barroca era intimamente ligada a Igreja, muito luxuosa, exuberante e rica.


2. A ARTE BARROCA


A pintura barroca é uma pintura realista, concentrada nos retratos no interior das casas, nas paisagens nas naturezas mortas e nas cenas populares (barroco holandês). Nonorte da Europa, Rembrandt e Vermeer ampliaram os limites do realismo. ‘Disponível em:< http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_do_Barroco>. Acesso em: 15 de out. 2011.
Segundo Beckett (2002, p. 174), o Barroco foi uma orientação artística que surgiu em Roma, no inicio do século XVIII, até certo ponto uma reação ao artificialismo maneirista. Para a outrora, as obras do Barrococaracterizaram-se por buscarem representar a emoção genuína de forma dramática.
A arte barroca surgiu na Itália, mas não demorou a se espalhar para outros países da Europa como: a Holanda, Bélgica, França e a Espanha e países do Continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.
Ela está intimamente ligada à decadência da Igreja Católica, tinha como principal objetivoprovocar a surpresa, o deslumbramento e o fervor das multidões. Visivelmente ligada ao catolicismo os artistas eram estimulados a pintar cenas religiosas e santos, a arte barroca evoca a religião em cada detalhe: o altar, geralmente de madeira, expões ricos ornamentos espirais ou florais e é todo entalhado com figuras de anjos e imagens sacras revestidas de uma fina película de ouro. Santos em relevose espalham pelas capelas da nave central, e o teto, coberto por uma esmerada pintura realista, representa geralmente um céu em perspectiva, que aumenta a sensação de profundidade no ambiente.
Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero. As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano.Segundo SILVA (2005, p.31) “A arte barroca procura comover intensamente o espectador. Nesse sentido, a Igreja converte-se numa espécie de espaço cênico, num teatro sacro onde são encenados os dramas”.


3. BARROCO NA EUROPA


As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. As imagens não são tão centralizadas quanto asrenascentistas e aparecem de forma dinâmica, valorizando o movimento. Os temas principais são: mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade. As cenas retratadas costumam ser sobre a vida da nobreza, o cotidiano da burguesia, naturezas-mortas entre outros.
Os pintores italianos Caravaggio, Tintoretto e Andréa Pozzo estão entre os mais representativos do Barroco.
O pintorrenascentista italiano Tintoretto (1518-1594) é considerado um dos precursores do Barroco na Europa, pois muitas de suas obras apresentam, de forma antecipada, importantes características barrocas suas obras tem dois aspectos marcantes: o corpo mais expressivos que o rosto; a intensidade da luz e da cor.
Caravaggio (1573-1610) não se interessava pela beleza clássica a dos deuses da...
tracking img