PINOQUIO AS AVESSAS.ABORDAGEM TRADICIONAL

413 palavras 2 páginas
Pinóquio as Avessas e suas Abordagens.
Rubens Alves ao escrever essa historia as avessas nos presenteou com um esclarecimento sobre o ensino pedagógico. No livro Pinóquio às avessas, Felipe não é um mentiroso, ele é um curioso uma criança comum cheia de “porquês” sem resposta para todos seus questionamentos.
A abordagem tradicional o professor mantém distancia do aluno, ele detém o todo o poder, a criança e considerada uma tabula rasa um copo vazio, onde só se torna alguém depois que se deposita os ensinamentos, “escola existem para transformar crianças que brincam em adultos que trabalham,é preciso entrar mercado trabalho” (pag.18), Snyders essa é abordagem tradicional e a verdadeira onde conduz o aluno ao conhecimento de grandes realizações da humanidade. O ensino é a transmissão de idéias e organizadas logicamente pelo sistema educacional, onde o diploma é considerado um instrumento de hierarquia onde e necessário para ser alguém com conhecimento no mundo, ”diploma é um papel grande, bonito, em que se encontra escrito nome de sua profissão. É o diploma que diz quem você é.”(pag.21),para se conseguir esse diploma tem que ter boas notas, lição dada,tomada,nota boa,passa se de ano isso sistematicamente, as notas que dizem o que você aprendeu da matéria lecionada,”Bem, é assim...se suas notas forem ruins,você não passa de ano.Se forem boas você passa.”(pag.23).Para Paulo Freire(1975),esse tipo de sociedade mantém um sistema de ensino baseado na educação bancaria, ou seja, uma educação que se caracteriza por “depositar”no aluno,conhecimento,informações, dados,fatos,etc. sendo esse tipo de abordagem tradicional para Freire individualista do processo educacional, não possibilitando na maioria das vezes trabalhos de cooperação nos quais o futuro cidadão possa experimentar a convergência de esforços.
Tem muito Felipes hoje lutando para resgatar sonhos do passado, onde num modelo educacional foram aprisionados seus sonhos e projetos para fazer parte do sistema, ”Se

Relacionados