pinatubo 1991

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1. No dia 15 de março de 1991, uma serie de terremotos atingiram o monte Pinatubo, na ilha de Luzon, nas Filipinas. Os terremotos continuaram até que no dia 2 de abril o Pinatubo acordou do seudescanso de 600 anos, com pequenas erupções e centenas de terremotos diários.

O USGS (United States Geological Survey) ofereceu ajuda ao governo das Filipinas, que aceitou. O USGS enviou uma equipe devulcanologos e vários equipamentos e instrumentos. A equipe do USGS estabeleceu a sua base de operações na base aérea americana de Clark, a 40 km de distancia do Pinatubo.

O USGS tinha 2 objetivos:• Monitorar o Pinatubo e tentar prever com a máxima exatidão quando seria a grande erupção.

• Estabelecer um plano de evacuação para as pessoas que moram ao redor o Pinatubo baseado em estudosde erupções anteriores do Pinatubo e de erupções de outros vulcões. A medida em que a atividade vulcânica e os terremotos fossem aumentando, regiões mais distantes do Pinatubo seriam evacuadas.

OUSGS tinha uma imensa responsabilidade: a previsão tinha que ser exata, se a população fosse evacuada e não ocorresse a grande erupção, elas voltariam para suas casas e não acreditariam em uma novaprevisão, o que poderia ser catastrófico.

No dia 12 de junho, a angustiante espera de meses terminou, ocorreu a primeira grande explosão, lançando uma nuvem de cinzas vulcânicas, gases e rochaspulverizadas a 20 km de altura. Fluxos piroclasticos atingiram regiões a 4 km da base do Pinatubo.

Nos dias que se seguiram, a fúria do Pinatubo fez da ilha de Luzon a região da Terra mais parecida com oinferno. Dezenas de gigantescas explosões lançaram nuvens de cinzas, gases e rochas vulcânicas a até 40 km de altura. Fluxos piroclasticos atingiram regiões a 16 km da base do Pinatubo. 

A baseaérea americana de Clark foi evacuada as pressas e depois foi completamente destruída.

A erupção do Pinatubo lançou 10 Km³ de cinzas vulcânicas, gases e rochas vulcânicas na atmosfera e produziu...