Pina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROFESSORA LUCIANA PALUDO



NOME (COMPLETO): FERNANDA MANFRON SEFFRIN





























-CANOAS -
12\05\2010

“ Eu não estou interessada em
comoas pessoas se movem, estou interessada
naquilo que se move”
(Pina Bausch)



Nascida no ano de 1940, em Solingen, Pina Bausch revolucionou o mundo da dança. Quando pequena costumava passarhoras de baixo da mesa do restaurante de seu pai, observando as pessoas que por ali passavam. Em 1955, quando tinha 15 anos, ela começou sua formação como bailarina, na escola superior Folkwangschulede Essen. “A gente convivia, enxergava e escutava os demais, aprendia um com o outro”. Formando–se três anos depois. Logo a pós sua formação foi para Nova Yorque, lá estudou com Antony Tudor e JoséLimón, dançou na escola Juliart e no Metropolitan Opera. Em 1962 Pina Bausch volta para a Alemanha, a pedido do fundador da escola onde estudara Kurt Joos, para dançar no recém-fundado balé da Folkwang.Começando sua carreira de coreografa alguns anos depois.
Suas coreografias eram um tanto inusitadas. A maioria do publico, chocado com o que viam, reagiam com vaias, sair do recinto fazendoquestão de bater a porta e até ligações anônimas de ameaças ela chegou a receber.
Após a apresentação de sua versão da coreografia Iphigenie auf Tauris (Ifigênia em Táuris), em 1974, que teve acritica como um dos acontecimentos mais importantes do mudo da dança, suas composições começaram a ser vistas com outros olhos. Produziu também Komm tanz mit mir ("Vem, Dança Comigo") em 1977,Café muller,em 1978, Keuschheitlegende ("Lenda de Castidade") em 1979, entre outras . A grande parte de suas coreografias eram dançadas ao som de operas, seguidas por repetições propositais de movimentos, essesque não eram como o ballet, que tem suas formas regradas e bem definidas, os bailarinos pulavam,faziam movimentos de caidas, batiam palmas,caminhavam , corriam, “trocavam” de roupa em cena e até...
tracking img