Pina bausch

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Corpo do Trabalho
Philippine Bausch, mais conhecida como Pina Bausch nasceu em Solingen a 27 de Julho de 1940.
Os seus pais eram August Bausch e Anita Bausch, tinham um hotel-restaurante em Solingen.
Em 1955 começou a sua formação de dança Folkwang School em Essen, fundada pelo coreógrafo Kurt Joos, que foi o seu grande mentor, ele foi um discípulo de Rudolf von Laban, o teórico do movimento eda dança que iniciou o expressionismo alemão. Pina Bausch formou-se em dança e pedagogia da dança em Folkwang em 1959.
Quando Pina Bausch terminou a sua formatura, seguiu para os Estados Unidos com uma bolsa que lhe permitiu prosseguir a sua formação na prestigiada Juilliard School, em Nova Iorque, onde teve como professores José Limón, Antony Tudor, Corvino Alfredo, Meri La , Horst Louis e PaulTaylor.
Pina Bausch através de Antony Tudor dançou na Metropolitan Opera House e ainda na New American Ballet através de Paul Taylor.
Quando Paul Taylor em 1960 foi convidado a estrear um novo trabalho chamado “Tablet” em Spoleto, Itália, levou Bausch com ele. Também trabalhou com Sanasardo Paulo e Feuer Donya em duas peças em 1961.
Durante este tempo que passou em Nova Iorque, Pina Bauschexperimentou o pluralismo americano de estilos e o início do movimento pós-modernista. When in 1960 Taylor was invited to premiere a new work named Tablet in Spoleto, Italy, he took Bausch with him.
Em 1962 Kurt Joos pediu-lhe que regressasse à Alemanha para dançar como bailarina solista na companhia de dança de Folkwang que o coreógrafo tinha acabado de criar. Nos anos seguintes fez carreira debailarina, mas, em 1968, estreou-se como coreógrafa com a peça Fragment, assumindo pouco depois as funções de directora artística e coreógrafa da companhia que Kurt Joss tinha fundado.
Um momento decisivo na sua carreira foi em 1973, quando foi convidada a dirigir a Companhia de Bailado do Teatro de Wuppertal. Nestas novas funções Bausch ajudou a revitalizar a dança moderna na Alemanha, detendência expressionista, bastante em voga na década de 20 do século XX, mas que perdeu importância após a ascensão do nazismo em detrimento do ballet clássico.
Em finais da década de 70 vulgarizou-se o termo Tanztheater, que significa dança-teatro, que rejeitavam o formalismo do ballett alemão e da dança pós-moderna norte-americana, então na moda. Aliás, o Wuppertal Opera Ballet mudou de nome, poriniciativa de Bausch, para Tanztheater Wuppertal. Os anos seguintes foram cruciais, mas também difíceis. Pina Bausch chocou o público, a crítica, e até os próprios intérpretes – “muitos abandonaram-na”, lembra o coreógrafo português Paulo Ribeiro – com peças onde os bailarinos podiam correr pelo palco, falar, gritar, ou repetir até à exaustão o mesmo movimento. Os espectadores deixavam a sala e acrítica vociferava que aquilo não era dança.

Para Paulo Ribeiro, um dos aspectos mais admiráveis da coreógrafa é a sua “determinação”, que a levou a nunca desistir da sua linguagem, mesmo quando esta foi quase unanimemente rejeitada. E essa coragem e integridade acabaram por ser recompensadas. Pina Bausch tornou-se um dos nomes mais respeitados da dança contemporânea, e também uma artista com muitosespectadores, que enchiam as salas nas várias cidades do mundo onde apresentou os seus trabalhos.
Em 1976 Pina Bausch rompeu com as formas tradicionais da dança-teatro, utilizou acções paralelas, contraposições estéticas, repetições propositadas e de uma linguagem corporal incomum para a época.
Pina Bausch rejeitou a dança harmoniosa e estética, assim sendo concentrou-se no expressionismo domovimento, era uma coreógrafa conhecida por contar histórias enquanto dançava, as suas coreografias foram baseadas nas experiências de vida dos seus bailarinos e feitas conjuntamente. Várias delas eram relacionadas a cidades de todo o mundo, já que a coreógrafa retirava das suas tournées ideias para seu trabalho. Entre os seus temas recorrentes estavam as relações humanas, especialmente a relação...
tracking img