Pinóquio ás avessas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pinóquio ás Avessas
Fazendo uma paródia entre o conto de fadas, a história de Pinóquio: um boneco que se transforma em menino que quer brincar, se divertir e ao fugir da escola para brincar com"sua turma", suas orelhas transformam-se em grandes orelhas de burro.
A história, portanto, se inicia com um destaque à forma como os pais conversam com as crianças a respeito do colégio. Geralmente, osalunos, antes de frequentar esta instituição, perguntam, para a mãe, ou para o pai, a finalidade de ir até lá, o que elas farão nesse lugar, quem será o responsável por elas, entre outras questões.O autor desperta, então, a atenção do leitor para o fato de muitos pais dizerem, aos filhos, que na escola eles aprenderão tudo sobre a vida e sobre o que mais desejarem saber, para demonstrar comoalgumas informações podem prejudicar, seriamente, o processo educativo, o autor apresenta a história de um menino, chamado Felipe, que ao frequentar, pelo segundo dia, a escola, faz uma pergunta àprofessora: "Por que temos que estudar dígrafos?". E a professora, sabiamente, responde: “Isso vai cair no vestibular”. O menino, então, interpreta que todo conhecimento adquirido na escola serve, apenas,para passar no vestibular.
A aprendizagem, portanto, torna-se incompatível com o treinamento pragmático e com o saber articulado. Cada aluno precisa aprimorar, com a orientação de um professor, aprópria habilidade pessoal de analisar e interpretar as informações que lhe são transmitidas. Dessa forma, com a participação dos educadores, elas poderão estimular, cada vez mais, esta habilidade.Apesar de destacar esses aspectos negativos a respeito dos métodos tradicionais de ensino. Rubem Alves não procura negar a eficácia e a necessidade da disciplina e da organização para o desenvolvimentohumano. Mas, ele procurou demonstrar porque as atividades escolares devem levar em conta, também, a capacidade do aluno desenvolver-se por si mesmo. Ou seja, ele enfatiza a necessidade de que os...
tracking img