Pimv recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

AGNALDO BENTO DE LACERDA - 0810412
DERLY TEXEIRA DE ARAÚJO – 0813501
VALDINEY MORENO FERNANDES -0804270






SERTÃO BONITO



O Projeto Integrado Multidisciplinar –PIM faz parte do Programa Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia a distância da UNIP Interativa – Universidade Paulista. Apresenta o levantamento das características e práticas existentes numa organização. O PIM busca inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridas em sala de aula nas disciplinas Administração de Caros e Salários, ética eLegislação: Trabalhista e Empresarial, Estatística Aplicada e com caráter prático complementar do processo de ensino- aprendizagem na empresa Sertão Bonito. Tendo como Orientador Pedagógico o professor Fernando José Lopes.









CURRAIS NOVOS
2009



Sumário


Introdução__________________________________________________________03Resumo____________________________________________________________04

Desenvolvimento_________________________________________________07 a 10

Conclusão__________________________________________________________18

Referência Bibliográfica________________________________________________20


































Introdução





Não faz muito tempo que para a grande maioria dasempresas, as únicas preocupações eram basicamente a produção em larga escala, os preços competitivos, os lucros e o seu bom nome no mercado, mas tudo isso hoje nos alerta para outra realidade. As características do trabalho mudam radicalmente, passando de sistemas rígidos para sistemas flexíveis de administração, uma grande tendência à criatividade na execução das tarefas, gerando um aprendizado contínuoe a multi especialização das equipes de trabalho. Com isso as empresas buscam adequar os seus sistemas tradicionais de Remuneração ao novo conceito de Remuneração Estratégica, onde a remuneração passa a focar o indivíduo e não mais o cargo, estimula o trabalho em equipe, busca-se qualidade e produtividade maiores a custos cada vez menores, reduzindo seus níveis hierárquicos, visando conceder maiorautonomia aos colaboradores, e assim conseguir maior rapidez e flexibilidade nas tomadas de decisão.

Podemos definir como Remuneração Estratégica, um “mix” de todas as ferramentas que possuímos atualmente, ou seja, a própria remuneração funcional, salários indiretos, remuneração por habilidades e competências, remuneração variável, participações acionárias e outras diversas formas de seremunerar bem como a forma de administrar todo esse contexto na execução de atividades com ética dentro de uma legislação que nos indica a responsabilidade para com os colaboradores e com a comunidade, a responsabilidade social empresarial pode ser entendida como um novo tipo de conduta ética e cidadã, adotada pelas empresas nas suas redes de relações, englobando, portanto, todo o universo deconsumidores, fornecedores, funcionários, distribuidores, sócios e a comunidade em que está inserida ou que exerça alguma forma de influência. Tal conduta congloba também ações e metas que interagem com o governo e o meio ambiente.

Bem como também os dados que se obtêm dentro de uma empresa que pode fornecer informações importantes para o andamento da mesma e fazer o diferencial no mercado detrabalho, tais dados só se obtêm na estatística.

Diante destas informações iremos retratar a realidade da empresa que nos serviu como campo de estudos e análise dos conteúdos aplicados nas disciplinas Administração de cargos e salários, Aplicações de Estatística, Ética e legislação do curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Paulista- Unip, tendo como objetivo a elaboração...
tracking img