Pimenta do reino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CTS - ALIMENTOS E BEBIDAS SENAI RJ / TÉCNICO EM ALIMENTOS

Benefícios do consumo diário de pimenta-do-reino para o organismo humano

Douglas Jardim do Valle Chagas Severiano

Vassouras, RJ
2012
Douglas Jardim do Valle Chagas Severiano

Benefícios do consumo diário de pimenta-do-reino para o organismo humano

Trabalho apresentado pelo aluno DouglasJardim do Valle Chagas Severiano para a obtenção de nota na avaliação Redação Técnica, ministrada pelo professor Jesimar Alves, na Instituição de Ensino CTS – Alimentos e Bebidas Senai/RJ.

Vassouras, RJ
2012
SUMÁRIO

RESUMO 4
INTRODUÇÃO 5
1. PIMENTA-DO-REINO 6
1.2 CLIMA E SOLO 6
1.3. TIPOS DE PIMENTA-DO-REINO 6
1.3.1 PIMENTA VERDE 6
1.3.2 PIMENTA PRETA 6
1.3.3 PIMENTA BRANCA7
1.3.4 PIMENTA VERMELHA 7
1.4 PLANTAÇÃO 7
1.5 COLHEITA E BENEFICIAMENTO 7
2. ORGANISMO HUMANO 8
2.1 SISTEMA DIGESTÓRIO 8
2.2 SISTEMA ESQUELÉTICO 9
2.3 SISTEMA NERVOSO 9
2.4 METABOLISMO 9
3. PIMENTA-DO-REINO NO ORGANISMO HUMANO 10
3.1 MALEFÍCIOS 10
3.2 BENEFÍCIOS 10
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

RESUMO

A pimenta-do-reino é uma planta trepadeira deorigem indiana. É a especiaria mais vendida em todo o mundo. O consumo de pimenta-do-reino traz vantagens e desvantagens para o organismo humano. Ela prejudica o sistema digestório, causando doenças como úlcera, gastrite e hemorroidas. Mas também ajuda na formação de ossos, na proteção do sistema nervoso, no acúmulo de açúcares e no metabolismo de enzimas.

INTRODUÇÃO

A pimenta do reino é umadas especiarias mais antigas do planeta, usada como tempero na alimentação, proporcionando ardência no alimento. A pimenta é consumida diariamente por varias pessoas, que acreditam que ela faça mal à saúde, entretanto outras pessoas pensam o contrário, que ela pode trazer benefícios.
A pesquisa cientifica a seguir tem como principal objetivo definir até que ponto o consumo de pimenta do reinotrás benefícios ao organismo do ser humano.
Para isso será feita uma pesquisa bibliográfica, em livros, revistas e artigos já escritos a respeito deste assunto que desperta muito interesse.
Essa pesquisa busca responder a seguinte pergunta: Será que a pimenta do reino pode realmente trazer benefícios à saúde humana?
O consumo em excesso da pimenta traz sérios riscos a saúde humana, mas até certoponto a pimenta pode ajudar prevenindo sérias doenças.
O sistema digestório é o mais prejudicado pela pimenta, porém ela traz alguns benefícios, pois é rica em vitaminas A, B1 e B2.

1. PIMENTA-DO-REINO

A pimenta-do-reino (Piper nigrum L.) é uma planta trepadeira de origem indiana. É a mais importante especiaria comercializada no mundo, muito usada como condimento, tempero e nas indústriasde carne e conservas.
O Brasil é um dos maiores produtores de pimenta-do-reino, ocupando a segunda posição no mercado mundial. Das 50 mil toneladas produzidas por ano, o País exporta a grande maioria, 45 mil, principalmente para os Estados Unidos e Europa.
2.2 CLIMA E SOLO

O clima mais adequado para se produzir a pimenta-do-reino é o quente e úmido, com precipitação pluviométricaacima de 1500 mm de chuvas distribuídas durante a maioria dos meses do ano, temperatura média por volta de 25°C e umidade relativa do ar em torno de 80%. O solo ideal ser bem drenado com relevo plano ou levemente inclinado e textura mediana.
1.3. TIPOS DE PIMENTA-DO-REINO

São produzidos quatro tipos de pimenta-do-reino: pimenta verde, preta, branca e vermelha. Diferenciados apenas no processo dacolheita e conservação.
1.3.1 PIMENTA VERDE

Os frutos são colhidos verdes ao atingir 2/3 de desenvolvimento e depois processados em forma de conserva.

1.3.2 PIMENTA PRETA

Os frutos são colhidos ainda verdes, completamente desenvolvidos, e deixados para secagem ao sol.
1.3.3 PIMENTA BRANCA

Os frutos maduros (vermelhos ou amarelos) são colhidos, deixados em imersão em água por...
tracking img