Pim1 rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Introdução

Este trabalho versa acerca de aspectos da Polícia Militar da Paraíba, relacionados com as disciplinas estudadas no 1º Período do curso de Recursos Humanos

Para tal propósito, fez-se necessário pesquisas em livros, sites, Decretos e Leis e conversas com Comandantes e Diretores de alguns Órgãos pertencentes a Corporação.




2- Desenvolvimento

2.1-Fundamentos de Administração – Descrição da Organização

1- Denominação e forma de constituição

Denomina-se Polícia Militar do Estado da Paraíba - PMPB, faz parte do Sistema de Defesa Social do Estado. É constituída pelos órgãos de direção estratégica, órgãos de direção setorial, órgãos de execução e pelos órgãos vinculados.

2- Dados e fatos relevantes da origem da OrganizaçãoO coronel PM reformado João BATISTA de Lima foi formado pela Academia de Polícia Militar de Pernambuco. Na PM paraibana, exerceu, entre outras funções, os seguintes comandos: e Centro de Ensino da PMPB, 5º BPM, Companhia de Trânsito, Companhia de Choque e Centro de Operações da PM. No interior, foi comandante da Companhia de Polícia de Cajazeiras e do 2º BPM, em Campina Grande. Foi chefe degabinete da Secretaria da Justiça, subcomandante-geral da PM, e presidiu o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Foi o responsável pelo planejamento e implantação da Operação Manzuá. É instrutor habilitado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha para ministrar treinamentos de direitos humanos. Publicou o livro A Briosa: A História da Polícia Militar da Paraíba,do qual o texto acima faz parte.
A PMPB foi criada em 03 de fevereiro de 1832 com a denominação de Corpo de Guardas Municipais Permanentes da Paraíba, passando a ser denominada de Polícia Militar da Paraíba apenas em 1947.
Entre 1926 e 1935 a história da Polícia Militar foi marcada pela participação em acontecimentos importantes na história do Estado e do País, tais comoenfrentamento a Coluna Prestes em 1926, em 1930 travou combates contra os revolucionários de Princesa Isabel e participou também ativamente do movimento que culminou com a deposição do Presidente Washington Luiz, em 1931 fez parte da força de pacificação de um movimento armado promovido pelo Exército Brasileiro em Recife, em 1932 lutou em São Paulo contra a revolução constitucionalista e finalmente, em 1935combateu a intentona comunista em Natal.
3- Natureza e ramo da atuação
A Polícia Militar faz parte do Sistema de Defesa Social do Estado e atua com exclusividade no policiamento ostensivo, a preservação da ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio.
4- Informações sobre o porte da Instituição
Atua em todo o território do Estado da Paraíba, atendendo a todapopulação residente e visitante. Para isso a Polícia Militar possui uma divisão geo-administrativa dos Comandos Regionais, Batalhões, Companhias e Pelotões, de maneira que atenda as necessidades da população.


5- Número de efetivo

A Polícia Militar do Estado da Paraíba conta atualmente com um efetivo de 9.560 policiais militares na ativa.
6- Principais mercados eprincipais segmentos desses mercados onde se encontram o cliente-alvo. A PMPB tem como missões primordiais a manutenção da ordem pública, o policiamento ostensivo e a incolumidade das pessoas e do patrimônio, destacando-se que sua atuação é o atendimento da população como um todo, sem qualquer tipo de distinção.


7- Principais concorrentes da Organização e aspectos relevantes de cada um
Éimportante salientar que legalmente a Polícia Militar não possui “concorrentes” devido a sua atividade específica, entretanto, pode-se comentar o crescimento visto das empresas particulares de segurança, as quais têm suas atuações restritas.
8- Organograma



[pic]

















2.2 - Comunicação empresarial

2.2.1.Descrição dos elementos de comunicação interna e...
tracking img