Pim v

UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia

MAGAZINE LUIZA

Curso: Tecnologia em Gestão de Marketing
Semestre: 3º

Campinas / Centro
2010
Projeto Integrado Multidisciplinar

MAGAZINE LUIZA

Adriano Carlos Guimarães
RA: 0901658
Carlos André de Oliveira Picinini
RA: 0920160
Elisangela Matilde de Souza Soares
RA: 0917740
MiltonFernandes Delphino
RA: 0919009
Renilde Alves dos Santos Ferreira
RA: 0920106
Rafael

Campinas / Centro
2010
RESUMO

A empresa foi fundada em 1929, pelos americanos John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger que partiram dos Estados Unidos em direção a Buenos Aires com o objetivo lançar uma loja com preços baixos, no modelo que já fazia sucesso nos Estados Unidos e na Europa noinício do século. Mas ao conhecer o Rio de Janeiro, perceberam que lá seria a cidade perfeita para lançar o sonhado empreendimento. Deu tão certo que hoje se tornou uma das maiores redes varejistas do Brasil.
Ao longo dos anos foi buscando novas parcerias e em janeiro de 2007, anunciou a aquisição da BWU – empresa detentora da marca BLOCKBUSTER® no Brasil – e somou mais 127 lojas à sua rede.
AsLojas Americanas espera, nas relações entre seus associados e colaboradores, a cordialidade no trato, a confiança, o respeito, conduta digna e honesta, independentemente de qualquer posição hierárquica, cargo ou função.
A Lojas Americanas é permanentemente atualizada sobre dados pessoais de seus associados e todos os seus dados estatísticos.

INTRODUÇÃO

A Lojas Americanas S.A. é uma das maistradicionais redes de varejo do país. Com 80 anos de vida, a empresa conta com 477 lojas nas principais cidades do país e com 3 centros de distribuição, em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, atuando também no comércio eletrônico, representado pela Americanas.com e Shoptime. A rede comercializa mais de 60.000 itens de 4.000 empresas diferentes, o que faz com que a Lojas Americanas detenha uma grandeparticipação do comércio brasileiro de brinquedos, bombonnière, lingerie, CD's e DVD's.
A aquisição da da BWU – empresa detentora da marca BLOCKBUSTER® no Brasil – e somou mais 127 lojas à sua rede.Este acontecimento reforça a constante busca de Lojas Americanas em promover a evolução do seu negócio, ampliando a oferta de produtos e serviços aos seus clientes, gerando mais valor para seusacionistas, fornecedores e associados.

SETOR DE VAREJO
O varejo brasileiro apresenta um cenário extremamente competitivo, no qual grandes grupos nacionais e estrangeiros estão adquirindo cadeias menores, com o objetivo de obter economias de escala e aumentar a sua participação de mercado. Estes investimentos em expansão estão sendo acompanhados por outros na melhoria dos processos de logística etecnologia da informação, evidenciando o foco na melhoria da eficiência operacional.

O crescente aumento na competição do setor foi benéfico para o cliente, pois, além do menor preço, as lojas passaram a ter que oferecer outros diferenciais, tais como: qualidade no atendimento, opções de pagamento e adequação de sortimento aos anseios do consumidor.

Lojas Americanas opera como uma cadeia delojas de departamento de descontos, sendo a principal característica desse modelo a garantia de produtos de grandes marcas com preços competitivos em relação à concorrência. As categorias de produtos oferecidas são: linhas básicas de vestuário, utilidades domésticas, brinquedos, pequenos eletrodomésticos, alimentos de conveniência, bombonnière, biscoitos e CD's/DVD's.

PRODUTOS E SERVIÇOSParticipação dos segmentos na receita bruta:
SEGMENTO (% RECEITA BRUTA)
Utilidades domésticas / Eletrodomésticos 19%
CD´s/ DVD´s e entretenimento 18%
Alimentos de conveniência 17%
Vestuário 17%
Brinquedos 12%
Perfumaria e cosméticos 11%
Outros 6%
TOTAL: 100%

Mix de produtos
A comercialização de mercadorias é feita diretamente ao consumidor final através de...
tracking img