Pim i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

Performance em Projetos de Aplicação, Ferramentas de Gerenciamento

Pólo Indaiatuba – Vila Areal

2011

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

Performance em Projetos de Aplicação, Ferramentas de Gerenciamento

Nomecompleto do aluno: Dirceu Bimonti Ivo

RA: 1115202

Curso: Gestão de Tecnologia da Informação

Semestre: 1º

Pólo Indaiatuba – Vila Areal

2011

Resumo

Empresas hoje em dia investem boa parte de seus recursos em projetos de desenvolvimento de aplicações. Muitos desses projetos falharão, masnão por falta de dinheiro ou tecnologia. A maioria falhará por falta de um gerenciamento de projetos habilidoso.

Uma boa solução de gerenciamento de projetos e portfolios, pode ajudar a gerenciar projetos e recursos de forma mais eficaz resultando em eficiências que direcionam a reduções de custo, alinhamento melhorado com prioridades estratégicas e redução de riscos a falhas de projetos eprogramas

Desenvolvendo metodologias simples, porém efetivas, de gerência de projetos, bem como utilização de ferramentas adequadas para gerenciamento e integração, as empresas serão capazes de atingir os benefícios de redução de riscos de projeto e aumento na taxa de successo dos projetos, que em última instância levará a um aumento da sua lucratividade.

Palavras chave: projetos deaplicação, gerenciamento de projetos e portfólios, integração, performance de projetos.

Abstract

Companies invest a good portion of their resources on application development projects. Most of these projects will fail, but not due to lack of money or technology. Most will fail due to poor project management capabilities.

A good project and portfolio management solution, mayhelp manage project and resources effectively, resulting in cost reduction, aligning with strategic goals and reducing failure risks of the projects and programs.

Developing simple methodologies, but effective, of project management, as well utilization of proper tools for project management and integration, companies can achieve the benefits of reduction on project risks and increase onproject success taxes, which ultimately will led to profitability increase.

Keywords: application projects, project and portfolio management, integration, project performance.

Sumário

Sumário 5

1. Introdução 6

2. Performance em Projetos de Aplicação 7

2.1 Gerenciamento de Projetos 7

2.2 Causas frequentes de falhas em Gerenciamento de Projetos 9

2.2.1 ExpectativasIrrealistas 9

2.2.2 Planejamento Deficiente 10

2.2.3 Falha no Controle de Desempenho 10

2.2.4 Falta de Recursos 11

2.3 Ferramentas de Gerenciamento de Projetos 12

3. Conclusão 15

4. Referências 16

1. Introdução

Com o advento de novas tecnologias, o desenvolvimento de aplicações cresceu em grandes proporções nas últimas décadas, bem como as necessidades de negócios dasempresas. Com a globalização e o mercado cada vez mais competitivo, as empresas demandam soluções eficazes, com baixo custo e com prazos cada vez menor.

Falhar ao cumprir prazos ou extrapolar os custos planejados, na maioria dos casos significa perda de negócios e oportunidades para as empresas, com grandes impactos financeiros e posicionamento no mercado.

Pesquisas (GARTNER) (2011)indicam que apenas 57 porcento dos projetos de desenvolvimento de aplicações são entregues no prazo, e apenas 67 porcento dos projetos entregues dentro do orçamento previsto.

As empresas de TI alegam que o não cumprimento dos prazos e orçamentos se deve ao mal planejamento inicial do projeto, escopo mal definido e limitações de recursos. Muitos dos fatores se devem a comunicação...
tracking img