Pim i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Efeito Psicológico pelo uso de Drogas
Quando a pessoa sente-se derrotada com o curso de sua vida ou desapontada recorre ao consumo de drogas, como forma de livrar-se da realidade dos factos,mergulhando num mundo de absolutas ilusões, pensando poder encontrar soluções que desejaria.
Os efeitos psicológicos desenvolvem-se depois de todo um processo de aprendizagem: o usuário aprende a fumarde maneira que a fumaça venha a ser realmente absorvida e a reconhecer o estado de embriaguez canábica.
Esse estado, dependendo do grau de intoxicação provocado pela fumaça inalada, desenvolve-senas seguintes fases:
1. Associação rápida de idéias, euforia e agitação
2. Incapacidade de concentração
3. Instabilidade mental
4. Apatia
5. Depressão
6. Torpor
Essas sensações podemreproduzir-se espontaneamente, isto é, a maconha produz efeitos de retorno (flash-backs) como o LSD, em certos indivíduos.
A maconha altera quimicamente as células cerebrais e produz efeitos semelhantesàs drogas alucinógenas:
1. Ansiedade e temor
2. Distorção na percepção do espaço e do tempo
3. Ilusões e alucinações
Os neurotransmissores como a adrenalina, noradrenalina, dopamina, serotoninae GABA estão envolvidos no controlo de muitos estados emocionais e mentais. A maior parte das drogas psicoactivas pela alteração, quer do seu metabolismo ou de um receptor de sensibilidade específicopara estes neurotransmissores. Os receptores de dopamina estão envolvidos no comportamento que procura o prazer (álcool e narcóticos) assim como na actividade impulsiva e agressiva. Um grupo especialde neurotransmissores (endorfinas - encefalinas) estruturalmente semelhante aos opiáceos, estão envolvidos nas sensações de dor e prazer. A dopamina e a serotonina influenciam o “sistema derecompensa” no cérebro. Os estímulos aversivos activam um “sistema de castigo” que está envolvido na resposta de lutar ou fugir. Todas as drogas que criam artificialmente uma dependência, aumentam a...
tracking img