Pim i e ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A – Capa

B - Folha de rosto

C – Resumo

D – Sumário

1- Fundamentos de Administração – Descrição da Organização
1- Denominação e forma de constituição

Razão Social: COMPAR CIA Paraense de Refrigerantes.
Nome Fantasia: COMPAR CIA Paraense de Refrigerantes.
CNPJ: 04.928.297/0001-00.
Inscrição Estadual: 15.050.925-1
Cidade: BelémLocalização: Rodovia Augusto Montenegro, 7000, Parque Verde, Belém - PA, 6823060.
Quantidade de funcionários: 5.000

1.1.2 Dados e fatos relevantes da origem da organização
História

Em Manaus, Amazonas, aos 19 anos, seu fundador, Antônio de Andrade Simões, iniciou com a pequena Sorveteria Moderna, em 1943, e na mesma época, tornou-se sócio da padaria onde iniciou sua vidaprofissional aos 12 anos.

Em 1962, desfez-se da sociedade, e inaugurou uma moderna fábrica de massas e bolachas: a Papaguara. Foi quando Antônio conheceu o segundo sócio, Petrônio Augusto Pinheiro, e os negócios passaram a ganhar fôlego.

Em 1970, os dois foram audaciosos, e criaram a Refrigerantes da Amazônia, a primeira franquia da Coca-Cola no Norte do Brasil.

Semparar de empreender, inauguraram em 1973 a fabrica de gás carbônico, Gás da Amazônia, garantindo assim uma das matérias primas essenciais na fabricação de refrigerantes. Então os dois sócios conheceram o que passaria a ser o terceiro sócio, fechando o trio de sócios que formaria o que é hoje conhecido como Grupo Simões, o Osmar Pacífico. Juntos, os três sócios adquirem em 1976 a COMPAR - CompanhiaParaense de Refrigerantes, fabricante de Coca-Cola em Belém, Pará.

No decorrer da década de 80, são fundadas ainda as fábricas franqueadas de Coca-Cola em Rondônia, no Acre, no Amapá, e mais duas no Pará, nas cidades de Santarém e Marabá, e o Grupo Simões recebe reconhecimento da Coca-Cola do Brasil, como sendo "fabricante da década", em função da coragem e empreendedorismo de acreditar naregião, e investir no negócio hoje as empresas de bebidas fundiram se e passaram a chamar-se Brasil Norte Bebidas.

Hoje, O grupo profissionalizado, mas de propriedade das famílias dos três sócios fundadores, é formado pelas divisões de Veículos, Bebidas e de Gases, contando com quatro concessionárias de automóveis Monttana, Murano, V-8 e Shizen. A divisão de bebidas conta com fábricas deenvase de refrigerantes da Coca-Cola e Tuchaua, marca própria de Guaraná, além de uma fonte de água mineral da marca Belágua, e conta também com três fábricas de Gás Carbônico.

De 20 de abril de 1986 a 15 de março de 1993, foi dono da Rede Brasil Norte (RBN), afiliada da extinta Rede Manchete, com duas emissoras de TVs (Manaus e Porto Velho) e 38 repetidoras (36 em Amazonas e duas emRondônia), quando foi vendida para Samuel Câmara, pastor da igreja evangélica Assembleia de Deus, mas voltou a controlar o canal de Porto Velho em 2007. A emissora, em 1986, foi adquirida a partir da compra da antiga TV Ajuricaba (extinta afiliada da Rede Globo em Manaus) de seus fundadores, a Família Hauache. Há processo na Justiça em que o Grupo Simões pretende reaver a propriedade sobre a concessãoda atual Boas Novas Manaus (antiga Rede Brasil Norte) em razão de a Assembleia de Deus no Amazonas não ter honrado os compromissos financeiros quando da compra da antiga emissora.

3. Natureza e ramo de atuação
Foi de um grupo de amigos que nasceu o Grupo Simões, a empresa decidiu expandir seus horizontes e não só trabalhar com bebidas, trabalha com veículos e gases industriais, quetambém serve como matéria prima pra um de seus principais produtos, Coca Cola.
4. Informações sobre o porte da empresa
A empresa é de grande porte e, continua crescendo com o passar dos anos.
5. Numero de funcionários:
Atualmente o Grupo Simões, atua no mercado, nos seguimentos de veículos, bebidas e gases industriais, e conta com uma equipe de 5.000 funcionários para...
tracking img