Pim viii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

O presente trabalho propõe reunir conceitos e idéias, e provocar questionamentos a respeito da estratégia organizacional, sob a perspectiva da competitividade, procurando demonstrar como as estratégias organizacionais incrementam a competitividade. Observa-se que as recentes transformações no mundo globalização e na nova economia causaram alterações profundas na estrutura do ambienteempresarial, principalmente no que se refere ao aumento da velocidade de mudanças e do aumento da concorrência na busca por competitividade.
Assim, as empresas passam adotar métodos de gestão que sejam mais adequados a esta nova realidade ambiental. Os estudos deram uma contribuição relevante ao entendimento de competitividade, entretanto, eles enfatizam o ambiente externo e consideram a indústriacomo unidade de análise ou objeto de estudo. O sucesso no mundo competitivo atual depende, sobretudo, de respostas rápidas e capacidade gerencial para coordenar recursos tangíveis e intangíveis para atingir objetivos organizacionais.

Introdução

O contexto econômico atual se caracteriza pela alta competitividade, pela sofisticação dos consumidores e pela velocidade em que ocorrem mudanças. Aefetividade operacional, baseada na redução dos custos, no aumento da produtividade e na melhoria dos produtos é, atualmente, um imperativo para que as empresas consigam competir num mercado cada vez
mais acirrado. Por outro lado, as empresas devem ser flexíveis o suficiente para atender à sofisticação dos consumidores, ou seja, oferecer produtos de qualidade e adequados às necessidades ecaracterísticas individuais dos clientes. Para atingir estes objetivos, as empresas devem estar continuamente revisando seus processos produtivos, seus produtos, seus relacionamentos com clientes, fornecedores, etc. Para isso, é necessário que haja uma constante inovação que, por sua vez, é responsável pela velocidade em que ocorrem as mudanças nas formas de gestão empresarial.
Estamos em uma era demudanças aceleradas. Entretanto, a maioria das estruturas organizacionais e práticas administrativas não foi criada para atender a esse ritmo de mudança em voga, visto que a estrutura organizacional e os modelos de gestão estão mudando. As organizações estão mudando em todas as direções. Após o confronto com a realidade, muitas organizações têm alterado profundamente a forma de se ver e a forma detrabalhar.
O fortalecimento da globalização, associado e viabilizado pelos novos caminhos da economia - marcados pela expansão das empresas de tecnologia e de informação -, juntamente com a crescente demanda por produtos e serviços de maior valor agregado e menor custo, levaram o ambiente empresarial a um patamar de turbulência igualado aos primórdios da era industrial, e vem causandotransformações radicais nos critérios de produtividade e de qualidade das empresas.
Peter Drucker (1994) afirma que mais importante do que fazer as coisas bem é fazer as coisas certas. E, num cenário de incerteza e turbulência, a dificuldade de definir uma estratégia que torne a empresa competitiva será bem mais difícil de conseguir. Tentar definir e fazer as coisas certas é o que se tenta realizar por meio doconceito de estratégia. Como pretende-se a melhor performance para a organização e que o seu posicionamento no mercado seja crescente e o mais elevado possível, fala-se de competitividade. Na medida em que o mundo integra seus mercados e que a competição torna -se um fenômeno em escala mundial, as empresas necessitam observar quais fatores deveriam ser levados em conta para maximizar suas chancesde sucesso e sobrevivência, não só no curto prazo, mas, e principalmente, em um horizonte mais distante.
Neste início de século, a busca pela competitividade levou as empresas a se reorganizarem, alterando seus processos de produção para formas mais eficientes. Entretanto, há um componente essencial na busca por competitividade: é a capacidade de criar produtos melhores, de criar tecnologia,...
tracking img