Pim - unip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO



O projeto apresenta o desenho da topologia de rede, bem como: todos os switches, roteadores e endereçamento IP necessários para prover a solução proposta. Devido à criticidade do processo para a empresa, a conectividade será feita de forma redundante, visando assim garantir a alta disponibilidade do ambiente.


Serão apresentadas no projeto as justificativas daescolha dos equipamentos de rede e também da tecnologia (link) para a interconexão da mesma assim como o porque da escolha das concessionárias.


Outro ponto importante será a apresentação da topologia dos servidores e os sistemas operacionais que serão utilizados para atender a demanda requerida. Os equipamentos de usuários também serão especificados.


O sistema degerenciamento e monitoria será utilizado através de software livre, o Zabbix, pois também atende plenamente as exigências do projeto e possui um baixo custo de customização e manutenção, atendendo plenamente as exigências de monitoria total do ambiente.

O ambiente construído está capacitado para crescer em até 50% em relação ao ambiente atualmente implementado, preservando os investimentos feitos egarantindo a sua fácil implementação de acordo com as exigências de crescimento de negócios da empresa.


Desta forma, o projeto visa de uma forma abrangente, a otimização e eficácia com custos compatíveis as necessidades da empresa e preservar os seus investimentos no médio prazo, garantindo a alta disponibilidade e operacionalidade do ambiente de acordo com as exigências do mercado edentro das melhores práticas de gerenciamento e governança do mercado de TI.
































3 Descrição do ambiente de Data Center



Um Centro de Processamento de Dados (CPD) é o local onde são concentrados os equipamentos de processamento e armazenamento de dados de uma empresa ou organização. Também conhecidos pelo nome em inglês, dataCenter.
Normalmente projetados para serem extremamente seguros, abrigam milhares de servidores e bancos de armazenamento de dados, processando grande quantidade de informação tudo dentro das normas.
Montados em uma sala protegida contra acesso indevido, climatizada, tem piso elevado para possibilitar a passagem de cabos elétricos e de dados, armários metálicos (rack’s), onde sãomontados os equipamentos e um ambiente totalmente controlado física e remotamente.

Os Serviços de Data Center obedecerá aos seguintes requisitos:


• Espaço dedicado, segregado e exclusivo para a instalação dos servidores e equipamentos da empresa;
• Sistema redundante de energia elétrica, com geradores redundantes e alimentação por mais de uma subestação elétrica;
•Sistema de climatização redundante, mantendo a temperatura do espaço dedicado a empresa de acordo com as especificações técnicas dos fabricantes do Hardware utilizado;
• Sistema de Controle de acesso predial e ao ambiente dedicado a empresa, com monitoramento através sensores de detecção de intrusão, câmeras em sistema de circuito interno com gravação de imagem;
• Sistema dedetecção e prevenção de incêndio;
• Piso elevado;
• Rack`s para acomodação dos servidores e equipamentos;
• Capacidade de absorção de um crescimento de até 70%.




4 Administração

3.1 Administração dos Servidores



A Administração do servidor inclui várias tarefas necessárias para manter a configuração operacional de um servidor ou grupo de servidores. Asprincipais áreas funcionais são: administração de diretórios de arquivos, recursos de HW (rede, memória, disco, periféricos, etc.), monitoramento (agentes e SNMP) e segurança.



Esta contemplado no processo de administração de servidores, os seguintes itens:



• Instalar, manter e gerenciar o sistema operacional.
• Recuperar o sistema operacional
•...
tracking img