Pim – projeto integrado multidisciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Descrever a empresa escolhida:

1. Porte e tipo de negócio da empresa;


A EMBAGE é uma Empresa de Grande porte, constituída atualmente de duas unidades, uma em Pirajá e a outra em Valeria, ambas são bairros de Salvador. O principal tipo de negócio é a logística, prestando serviço a empresas e entidades como: Secretaria Municipal de Saúde, Braskem, C&A entre outros. Focada naarmazenagem e distribuição de produtos de terceiros.


2. Principais produtos e/ou serviços;

A EMBAGE não tem Produto próprio, ela trabalha com serviços de armazenagem e distribuição de produto de terceiros.


3. Principais concorrentes;

Starlog e Pronto Logística, que concorre nas mesmas licitações que a EMBAGE.


2. Analisar o cenário da empresa:

1. Análise dosresultados obtidos e participações no mercado;

O mercado de logística é a área de atuação da EMBAGE, tendo seus clientes no pólo e no mercado consumista em geral, lembrando que a Secretaria Municipal de Saúde está espalhada por toda Salvador.


2. Identificar ameaças e oportunidades;

O mercado logístico vem enfrentando um aumento considerável, melhorando cada vez mais a qualidadede serviços prestados, ameaçando as empresas como a EMBAGE a se adaptar com uma carta urgência para não perder os contratos e licitações já obtidas. Contribuindo com a preparação para encarar novas oportunidades no mercado competitivo.




3. Identificar pontos fortes e pontos fracos;

A EMBAGE tem como ponto forte a sua constante observação no mercado logístico, buscando sempre seadequar ao máximo para garantir os contratos já existentes na empresa e a concorrências em nevas licitações.

Os pontos fracos é a falta de tecnologias mais avançadas, que agilizem o processo de armazenagem e distribuição dos produtos agradando ainda mais as empresas-clientes.



4. Identificar possíveis falhas na gestão de estoque e logística na empresa;

Falta de planejamentoestratégico em época do carnaval, já que uma importante empresa-cliente é a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador e nesse período dobra o consumo de produtos estocado na EMBAGE, ocasionando um transtorno nas entregas e controle de distribuição.



3. Com base nos conhecimentos do cenário analisado no item 2, identificar uma área, produto, serviço ou processo para o plano de negócios:

1.Descrever a situação atual da área, produto, serviço ou processo escolhido;

Estocagem – A EMBAGE armazena em galpões climatizados e dentro dos padrões da vigilância sanitária e com as adaptações exigidas pelo conselho de saúde. Todos os produtos são arrumados em estantes ou/e em suas embalagem originais, evitando o mau manuseio do mesmo.




2. Descrever uma proposta para ampliar oumelhorar os resultados da empresa, com base na área, produto, serviço ou processo escolhido.

A armazenagem é feita por profissionais qualificados, todavia, o serviço ainda está sendo prejudicado pela falta de tecnologias voltadas para a logística. Falta uma padronização mais robusta de armazenagens e uma identificação mais precisa dos produtos existentes no galpão, facilitando a localização.Contudo, podemos cita que a indexação e o rastreio dos mesmos deveria ser de forma mais rápida e eficiente, através de softwares modernos, que localiza onde determinado produto se encontra, reduzindo o tempo da procura.

4. Plano de Negócio.

1. Conhecer o ramo de atividade

Logística – Pode-se atuar com armazenagem e distribuição de produtos internos ou de terceiros

2.Conhecer o mercado consumidor
Boa parte das empresas que produzem, tem necessidade de armazenar os produtos antes durante e depois da fabricação e com isso a importância de se ter uma logística de qualidade. Fora isso tem aquelas que não fabricam, mas compra e estoca para posterior distribuição, dentro ou fora da mesma. Para que tudo isso aconteça um bom local de armazenagem é fundamental para que se...
tracking img