Pim natura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 - Fundamentos de Administração – Descrição da Organização
1.1.1 - Denominação e forma de constituição

A Natura é uma empresa privada, líder no comercio nacional na produção e comercialização de cosméticos, fragrâncias e itens de higiene pessoal.
Dados Cadastrais
Razão Social: Natura Cosmético S.A
Endereço: Rodovia Régis Bittencourt, s/nº, km 293, Potuverá, Edifício I- CEP 06882-700 –Itapecerica da Serra- SP.
Registro de companhia aberta junto a CMV: 23 de março de 2004.
Diretor de relações com Investidores: José David Vilela Uba.
Auditores Independentes: Deloittes Auditores Independentes.
Listagem em bolsa: BOVESPA.
Código: NATU3(ações ordinárias)
Principal atividade: Cosméticas Fragrâncias e Higiene Pessoal.
Jornais de divulgação: As publicações legais e outroscomunicados ao mercado serão divulgados no Jornal Valor Econômico.

1.1.2 - Dados e fatos relevantes da origem da organização.

A marca NATURA, que virou sinônimo de cosméticos no Brasil, foi fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra, Guilherme Leal e Pedro Passos como um laboratório e uma pequena loja de cosméticos, situada na rua Oscar Freire, em São Paulo. Nela Seabra e seus sócios e apenas setefuncionários , vendiam seus produtos e prestavam consultoria de beleza aos usuários da marca. Foi atendendo e conversando com seus clientes que constatou o potencial transformador dos cosméticos, visto o ato de tratar da pele é expressão de alto estima do individuo. A marca foi lançada baseada na qualidade dos seus produtos e na força do conceito de ajudar as pessoas a se conhecerem melhor e a seremmais felizes. A NATURA era movida pela paixão do produto cosmético como importante veiculo de autoconhecimento e percepção e seu poder de transformação na vida das pessoas.
Nos primeiros anos, a limitação de capital e a dificuldade de reproduzir em maior escala o atendimento personalizado, se contrapunha a experiência bem sucedida das clientes que levaram os produtos e os conceitos da NATURA amais e mais pessoas. Era impraticável a devolução dos conceitos, valores, visão de mundo e da linha de produtos que tanto entusiasmava os fundadores. A empresa estava na contramão do mercado: a cosmética terapêutica era uma ilustre desconhecida e os princípios ativos de origem natural ainda não estavam em moda. As embalagens modestas, quase artesanais inviabilizavam negócios com canais detradicionais de acesso aos consumidores.
A pesar das dificuldades o êxito alcançado pelos produtos e tratamentos levou a empresa à possibilidade uma grande expansão do negocio. Para isso, tinha como a alternativa a abertura de uma rede de franquia, multiplicando a exemplo da primeira loja, ou a adoção do regime de Vendas Diretas, que permitiria ampliar o atendimento personalizado oferecido na loja,através das consultas. Entre as clientes entusiasmadas pelos resultados obtidos no uso dos produtos, a empresa tinha um numero considerável de interessadas em se tornarem consultoras, após o necessário treinamento. Foi então que em 1974, optou pela venda direta. Nascia a consultoria NATURA e a figura importante das consultoras, que hoje somam atualmente 561 mil no Brasil e mais 60 mil em operaçõesinternacionais.
A NATURA terminou aos anos 70 como uma empresa viável apoiada em suas crenças de produtos e conceitos inovadores e de patrão mundial. Seguiu-se uma década de forte expansão e aprendizado, superando o desafio de apoiar e reforçar relações cada vez mais distante geograficamente, a medida que expandia atuação por todo o Brasil. no inicio da década de 80 emergiu a necessidade de ampliaçãoda oferta de produtos. Além da cosmética terapêutica, a empresa passou a vender linhas de maquiagem e perfumaria. No ano de 1984 a marca introduziu um dos produtos mais conhecidos, o sabonete Erva Doce cremosa para as mãos. A expansão internacional começou pela América do Sul, com o ingresso no mercado chileno por meio de distribuidor terceirizado na década de 80, e expandiu sua atuação para a...
tracking img