Pim marketing unip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia










PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV







Araraquara - SP
2011
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia





PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV



Nome Completo do Aluno:Curso: Marketing
Semestre: 2º semestre





















INTRODUÇÃO

A empresa escolhida para este trabalho é a Petrobrás. Esta empresa vive um momento bastante propício devido a diversos fatores como o investimento feito na extração de petróleo brasileiro, a importância que se dáhoje à proteção do meio-ambiente, que faz com que o álcool seja valorizado como combustível, o crescimento econômico do país, que leva a um maior consumo geral, maior venda de carros, maior necessidade de combustível, diretamente associada ao aquecimento da economia.

A Petrobrás é uma empresa anônima de capital aberto, mas o acionista majoritário é o Governo brasileiro (www.petrobras.com.br).É líder do setor petrolífero brasileiro e está presente em 28 países.

Ainda de acordo com o site da empresa, ela é hoje a terceira maior empresa de energia do mundo.

É a maior empresa do Brasil (Consultoria Ernst & Young, 2009), é a mais lembrada dentre as empresas de combustível (Prêmio Folha Top of Mind, 2010) e sua marca tem valor de R$ 19,27 bilhões, segundo a ConsultoriaBrandAnalytics (2010).

A Petrobrás nasceu em 1953, fundada por Getúlio Vargas, presidente do Brasil na época. Sua criação fez parte da campanha popular do presidente, que continha o histórico slogan: “O petróleo é nosso.”

Nos anos 1960, enfrentou a primeira crise ao ser questionada a possibilidade de encontrar petróleo no Brasil, questionando assim os investimentos públicos na empresa. Na mesma época,porém, a Petrobrás construiu sua primeira refinaria. No final da década, em 1968, a empresa se tornou o maior centro de pesquisas da América Latina. Neste mesmo ano, foi descoberto petróleo no mar pela primeira vez em Sergipe, “comprovando a existência de petróleo na plataforma continental”. (www.petrobras.com.br)

Entrou então em operação a primeira plataforma do Brasil, batizada de P1. Maisum vez a Petrobrás foi criticada, por sua decisão estratégia de perfurar petróleo quando o barril era importado a um custo muito baixo.

Em 1971, foi criada a Distribuidora Petrobrás, subsidiária da empresa, que é hoje a única distribuidora de combustível no país. Assim, a Petrobrás tem, até hoje, o monopólio do refino do petróleo no Brasil.

No início dos anos 70, houve a crise do petróleo,uma crise global causada pela alta dos preços internacionais de petróleo pelos membros da Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP).

 

Como importante cliente das companhias estatais dos países da OPEP, com as quais manteve bom relacionamento ao longo dos anos, a Petrobrás conseguiu manter o abastecimento do mercado brasileiro.
Para superar asdificuldades, o governo adotou medidas econômicas, algumas diretamente ligadas às atividades da Petrobrás, como a redução do consumo dos derivados e o aumento da oferta interna de petróleo. (www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/nossa-historia)
 
 
Assim, é dessa época o Pró-Álcool, programa governamental que em 1975 instituiu a mistura de álcool à gasolinacomo forma de diminuir a dependência do Brasil do petróleo importado. Além dessa mistura, foram fabricados milhares de veículos a álcool.
A intenção na época não foi a de poluir menos, mas este foi um “efeito colateral” da medida.


(...) evitando, assim, nesse período, emissões de gás carbônico da ordem de 110 milhões de toneladas de carbono (contido no CO2), a importação...
tracking img