Pim ii semestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO HOSPITALAR

PIM II
Projeto Integrado Multidisciplinar

Salvador-BA
2010

Projeto Integrado Multidisciplinar


Salvador-BA
2010

Sumário

Introdução.......................................................................................................4
1. Descrição das Políticas Públicas de Saúde............................................5
2. Aspectos relacionados àOrganização da Saúde Pública....................11
3. Aspectos relacionados à Biosegurança e Bioética..............................15
Conclusão......................................................................................................19
Referencias....................................................................................................20

Introdução
Em 39 anos deexistência, segurança é uma das qualidades mais lembradas por nossos clientes ao definirem o Hospital Santa Luzia.
Fundado em 1971, o Hospital Santa Luzia tornou-se um hospital geral de alta complexidade e ao longo dos anos, consolidou-se como referência em assistência médico-hospitalar.
Infra-Estrutura
Localizado no Setor Hospitalar Local Sul, um setor referencial em assistência médico-hospitalar emBrasília, o Hospital Santa Luzia disponibiliza uma infra-estrutura com todos os recursos humanos e tecnológicos que a medicina requer. Conta ainda com um diferencial a mais: Uma passarela aérea o interliga a outra instituição do Grupo Santa Luzia – o Hospital do Coração do Brasil, um grande centro especializado em cardiologia.
Atualmente, ocupa uma área de 6.685 metros quadrados e possui 14.221metros quadrados de área construída. Distribuídos em seis pavimentos, o Hospital Santa Luzia está assim dividido:
• Subsolo: Ambulatório e Centro de Diagnóstico por Imagem
• Térreo: Pronto Atendimento, Laboratório, Oncologia, Agência Transfusional e Endoscopia
• 1º pavimento: Unidades de Internação (Clínica Médica, Clínica Neurológica e Maternidade)
• 2º pavimento: Unidades de Internação(Clínica Cirúrgica e UTI Cirúrgica)
• 3º pavimento: CTI (UTI Geral, UTI Neurológica, UTI Neo-Natal e UTI Pediátrica), Banco de Leite e leitos da Clinica de Especialidades.
• 4º pavimento: Bloco Cirúrgico (Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico)

1. Descrição das Políticas Públicas de Saúde:
1.1. Ciências humanas e Saúde Coletiva
Estudos históricos, epistemológicos e éticos vinculados à saúdecoletiva; História epistemológica das doenças, das instituições de saúde, da construção dos saberes vinculados á saúde das populações. Problemas éticos persistentes nas políticas públicas vinculadas à saúde, priorizando a participação social e os conflitos derivados das iniqüidades sociais.
As políticas públicas voltadas para a saúde nos últimos tempos têm sido de grande importância para a população detodo o país, mesmo sabendo-se que a sua implementação não tenha sido aplicada de forma eqüitativa e satisfatória.
Historicamente, as políticas públicas e especialmente no Brasil vêm se caracterizando de forma subordinada aos interesses econômicos e políticos, sendo implementadas através de práticas assistencialistas e clientelistas, refletindo relações que não incorporam o reconhecimento dosdireitos sociais
Constata-se, portanto, a existência de um padrão de relações que fragmenta e desorganiza a classe subalterna ao apresentar como favor os direitos do cidadão. Percebe-se ainda o crescimento da dependência de segmentos cada vez maiores da população, no que concerne à intervenção estatal, por não dispor de meios para satisfação de suas necessidades cotidianas.
1.2. Saúde da mulher edireitos reprodutivos
Estudos dedicados aos problemas de saúde e gênero, centrados prioritariamente numa análise critica das políticas de controle de natalidade. Estudos dedicados à desigualdades em saúde que integrem a problemática da mulher e da violência.
DIREITOS TRABALHISTAS
• Pela Constituição (art. 7º, inciso XVIII), ao ficar grávida uma mulher trabalhadora não pode ser demitida nem...
tracking img