PIM GTI Unip/RR 1º Sem

362 palavras 2 páginas
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

Aluno: Harley Fabiano Maia Jorge
Matrícula: RR1230968

QUESTIONÁRIO

1. Conceitue gerenciamento de arquivos;

O gerenciamento de arquivos é o armazenamento e a proteção de recursos, a disponibilização desses recursos para os usuários de rede e o gerenciamento das alterações efetuadas nesse recurso. Alguma das tarefas mais comuns são compartilhamento de uma pasta, habilitação e alteração de cópias de sombras de pastas compartilhadas.

2. Descreva diretórios;

Diretório ou pasta é uma estrutura utilizada para organizar arquivos em um computador ou em outras mídias, toda essa estrutura pode ser vista também como uma árvore.

3. Cite e exemplifique métodos de acesso;

Sequencial, Direto e Estruturado.

Sequencial, os dados são escritos em sequencia.

Direto, é possível ler ou escrever qualquer ponto do arquivo.

Estruturado, permite ler e escrever registros.

4. Descreva compartilhamento;

Compartilhamento é a atividade de tornar arquivos disponíveis para outros usuários, na maioria dos casos o compartilhamento segue o modelo p2p

5. Cite e descreva métodos de implementação de arquivos;

Alocação contígua, é o mais simples, pois consiste em armazenar um arquivo em blocos sequencialmente dispostos. Assim, o sistema localiza esse arquivo através do endereço do primeiro bloco e da sua extensão em blocos.

Alocação por lista encadeada, consiste em manter os arquivos, cada um, como uma lista encadeada de blocos de disco. Dessa forma uma parte de cada bloco é usada como ponteiro para o próximo bloco. O restante do bloco é usado para dados.

Alocação indexada, locação indexada é uma forma de resolver o problema do tempo de leitura da alocação por lista encadeada. Isso é feito por meio de uma tabela de endereços dos blocos ocupados pelo arquivo. Para cada novo bloco alocado, inclui-se mais um novo item na tabela.

Alocação combinada, envolve o uso de blocos de índices e de

Relacionados