PIM - Caixa Eletronico Bancario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto




Sistemas de Terminais de Caixas Eletrônicos




Orientador: Prof. M. Sc. Glauber Balthazar








Pinheiros
2012

RESUMO

Projeto de construção de programa de caixa eletrônico. São apresentados a fundamentação teórica, o projeto de construção seguindo a metodologia de desenvolvimento em cascata (waterfall) e um protótipo com as funções iniciais de saque econsulta de saldo. O código fonte do projeto é apresentado nos anexos deste trabalho e o programa executável para linha de comando do sistema operacional MS-Windows em CD-ROM anexo.
Palavras-chave: PIM, Caixa Eletrônico


ABSTRACT

Project of an ATM (Automatic Transaction Machine). It is presented the theorical foundation, the project following the waterfall methodology and a prototype withtwo components, account balance and cash dispenser. The source code is attached at the end of this work and a working programming to be executed in the command line of the operating system MS-Windows is attached in a CD-ROM.
Key-words: PIM, ATM
LISTA DE ILUSTRAÇÕES


FIGURA 1 - Modelo de referência OSI da ISO, Tanenbaum (1997, p. 33) ..................14


LISTA DE TABELAS


TABELA 1.Fases do modelo em cascata (baseado em figura do Pressman, 2006)..................................................................................................................12
TABELA 2. Cronograma....................................................................................23

Sumário

RESUMO 3
ABSTRACT 4
LISTA DE ILUSTRAÇÕES 6
LISTA DE TABELAS 7
Sumário 8
1.INTRODUÇÃO 9
2.OBJETIVO 10
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA 11
3.1. Modelo Prescritivo em Cascata (Waterfall) de Desenvolvimento de Software 11
3.2. Redes de Computadores 14
3.3 Linguagem de Programação C 19
4. ANÁLISE TÉCNICA 21
4.1. Comunicação 21
4.2. Planejamento 21
4.3. Modelagem 23
4.4. Construção 24
4.5. Implantação 24
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 25
APÊNDICE A - CÓDIGO FONTE DO PROGRAMA 26
BIBLIOGRAFIA 321.INTRODUÇÃO

O presente projeto de construção de programa de caixa eletrônico e protótipo associado, vinculado a matéria PIM (Projeto Integrado Multidisciplinar) das turmas do 1o e 2o Semestres de 2012 do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), tem por objetivo por em prática o conhecimento adquirido nas matérias Linguagem e Técnicas de Programação, Engenharia de Software,Matemática e Redes de Computadores. Seguindo orientação do Prof. responsável pelo PIM, é utilizada a metodologia em cascata para desenvolvimento de sistemas (waterfall em inglês), cuja introdução é apresentada em 3.1. Esta metodologia é utilizada, pois, conforme apresentado na introdução da mesma, o escopo é bem definido e os riscos conhecidos.
O protótipo é construído utilizando-se a linguagem deprogramação C, novamente conforme ementa, seguindo-se boas práticas de programação conforme o mercado (alguns membros do grupo já possuem experiência na área de ADS), como, mas não exclusivamente, programação  estruturada, uso de funções e estruturas de dados e código extensivamente comentado. Ele executa em modo texto, dentro do shell cmd (linha de comando) do sistema operacional MS-Windows, com oobjetivo de se focar na demonstração do conhecimento aprendido durante o curso até o presente momento.
2. OBJETIVO

Aplicar o conhecimento adquirido até o presente momento no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, através da elaboração de projeto de construção de programa de caixa eletrônico e associado protótipo, seguindo-se a metodologia de desenvolvimento em cascata. O programa éconstruído na linguagem de programação C, aprendida no decorrer do presente semestre.
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA


É apresentada, nas próximas três seções, a fundamentação teórica do presente trabalho, baseada em pesquisas realizadas em literatura especializada.

3.1. Modelo Prescritivo em Cascata (Waterfall) de Desenvolvimento de Software


Segundo Pressman (2006, p. 37):
“Modelos...
tracking img