Pim 5

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia

ESTUDO DO FUNCIONAMENTO DOS SETORES DE CRÉDITO E COBRANÇA, PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E MATEMÁTICA FINANCEIRA DENTRO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.

IBÍUNA
2011
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia

ESTUDO DO FUNCIONAMENTO DOS SETORES DE CRÉDITO E COBRANÇA,PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E MATEMÁTICA FINANCEIRA DENTRO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.



RESUMO

Este trabalho visa exemplificar demonstrações de crédito e cobrança, planejamento e a matemática financeira das pequenas e grandes empresas, mostrando a importância da administração dos recursos dentro de um empreendimento comercial.
Atrair clientes por meios de promoção, propagandas diferentes echeias de inovações tecnológicas, são algumas das ferramentas que muitas empresas buscam para vender seus produtos e aumentar seu faturamento, tornando-se, assim, um fator diferencial para sair na frente dos concorrentes.
Mas, com um mercado altamente globalizado e competitivo, torna-se necessário, inovações em todos os momentos. Uma outra forma de conquistar
clientes está sendo muito difundida,principalmente, nas empresas no ramo de
eletrodomésticos e móveis, as empresas estão liberando créditos com mais facilidade aos consumidores a fim de conquistá-los e fidelizá-los.
Com o aumento da concorrência as empresas precisam, cada vez mais, otimizar seu sistema de financiamento de atividades. O presente trabalho tem como finalidade identificar quais são as fontes de financiamento decapital de giro para a micro e pequenas empresas, verificando quais são as mais utilizadas pelas empresas do setor de autopeças da cidade de Santa Maria–RS, também é analisado o nível de conhecimento que essas empresas têm em termos de financiamento de capital de giro. Para isso, foi constituída uma amostra de 4 instituições bancárias, 2 casas de factoring e 11 empresas do setor de autopeças, que forampesquisadas com a aplicação de questionários. Através dos resultados obtidos, pode-se concluir que as empresas de menor porte têm, em geral, muito pouco conhecimento financeiro e, por este motivo, não utilizam as melhores formas de financiamento oferecidas no mercado.
Podemos conceituar matemática financeira, de maneira simplista, como o ramo da matemática que tem como objeto de estudo ocomportamento do dinheiro ao longo do tempo. Avalia-se a maneira como este dinheiro está sendo ou será
empregado de maneira a maximizar o resultado, que se espera positivo. Com as ferramentas adequadas pode-se também comparar entre duas ou mais alternativas, aquela que mais benefícios nos trarão, ou menos prejuízo acarretará.

Palavra chave: Créditos; Capital de Giro; Fontes de Financiamento;Matemática Financeira.
ABSTRACT

This paper aims to illustrate statements of credit and collection, planning and financial mathematics of small and large companies, showing the importance of resource management within a commercial venture.
Attracting customers by means of promotion, advertising and full of different
technological innovations are some of the tools that many companies seek to sell theirproducts and increase their revenues, becoming thus a distinguishing factor to stay ahead of competitors.
But in a globalized and highly competitive market, it becomes necessary innovations at all times. Another way to win
customers is widespread, especially in companies in the business of
appliances and furniture; companies are releasing more credits
easier for consumers to win them andkeeps them coming back.
With increasing competition companies need, increasingly, optimize your system for financing activities. This study aims to identify what are the sources of financing working capital for micro and small enterprises to determine which are most used by companies in the automotive parts industry in Santa Maria, is also considering the level of knowledge that these companies...
tracking img