Pim 2º semestre d.r.i

2066 palavras 9 páginas
7. DRI - DINÂMICAS DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS

7.1 Dinâmicas de relações interpessoais[1]

Em se tratando de Relações interpessoais falamos de qualquer meio de comunicação que se dá através do contato que temos uns com os outros. Este contato engloba qualquer contexto em que nos encontramos tanto pessoal como social. Temos maior facilidade em nos relacionarmos com aqueles que nos despertam afeição isso porque oque favorece uma relação é a interação afetiva que temos.

No ambiente profissional a característica principal das relações interpessoais, também se aplicam, seja de forma positiva ou negativa. Quando temos maiores afinidades com o ambiente e as pessoas que ali existem, temos espaço para ter confiança e criar laços afetivos, esses aspectos só pré-dispõem o funcionário para um melhor desempenho em suas atividades, afinal sua motivação esta sendo estimulada em sentir a satisfação de dividir seu tempo naquele lugar com aquelas pessoas. Por que praticamente a maioria das organizações trabalham pensando nos resultados, não trabalha a dinâmica e a satisfação de seus funcionários, gerando insatisfação pessoal de cada um.

7.2 Comunicação

Como é sabido a comunicação é um fator referente às relações que as pessoas mantêm quando se encontram em grupo. Como a comunicação é um ato da atividade psíquica, deriva do pensamento e da linguagem é através dela que as pessoas absorvem informações, e conforme a sua percepção as codificam compartilhando com os indivíduos ao seu redor, essa troca de mensagens verbais ou não, permitirá ao individuo influenciar ou ser influenciado.

Consoante a lição de Idalberto Chiavenato, podemos identificar uma empresa de sucesso através de duas características principais, a saber; o constante desenvolvimento da relação interpessoal e da comunicação positiva.

Para que essas características estejam presentes é preciso que os profissionais não se atenham somente a habilidades e

Relacionados