Pim 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar II – PIM II

COMÉRCIO EXTERIOR  2º semestre, turmas ingressantes em Agosto.

São Paulo 2011 1

PIM II PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
TEMA: Descrição e análise de práticas de gestão em empreendimentos de comércio exterior. OBJETIVOS:  Transmitir aos alunos uma visãoorganizacional sistêmica de uma empresa atuante no comércio exterior;  Desenvolver uma análise da aplicação dos conceitos do Marketing na organização, voltadas às operações internacionais; e suas viabilizações através da Teoria e Prática Cambial, conforme as legislações legais, e parâmetros da Sistemática da Importação e exportação.  Identificar lacunas na prática da organização em estudo, a partir dosconceitos teóricos desenvolvidos em sala de aula. DISCIPLINAS CONTEMPLADAS:

BASE Marketing Teoria e Prática Cambial Sistemática de Importação e Exportação

COMPLEMENTAR Contabilidade Estatística Aplicada Dinâmica das Relações Interpessoais

MATERIAL DE APOIO:    Manual Geral do PIM; Conteúdo das aulas; FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DE QUALIDADE. Critérios de Excelência 2010. Disponívelem www.fpnq.org.br;   Normas monográficas da ABNT; Bibliografias a serem fornecidas pelo professor orientador do Projeto. 2

FOCO DO PROJETO PIM O grupo deverá identificar e analisar uma organização no mercado, que atue em comércio exterior, cuja atividade possa ser enquadrada nos objetivos apresentados neste documento. O desenvolvimento do trabalho deve atender os seguintes aspectos:

1.Descrição da Organização

1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6

Denominação e forma de constituição. Dados e fatos relevantes da origem da organização. Natureza e ramo de atuação. Informações sobre o porte da empresa. Principais equipamentos. Composição da força de trabalho, incluindo quantidade de pessoas, percentuais por nível de escolaridade, por níveis de chefia ou gerenciais, por regime jurídico devínculo.

1.7 1.8

Principais produtos. Denominação dos principais tipos de fornecedores, principais insumos, matériasprimas e serviços por eles fornecidos.

1.9

Principais mercados e, nos ramos de atuação, principais segmentos desses mercados onde se encontram os clientes alvo.

1.10 O segmento de mercado do grupo no âmbito internacional. 1.11 O segmento de mercado do grupo no âmbitonacional: como surgiu o negócio no Brasil e como vem sendo a sua evolução até os dias atuais. 1.12 Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um. 1.13 Organograma: destacar quem faz parte da Alta Direção e os diferentes elementos da estrutura organizacional.

2.

Contabilidade

Efetuar a análise da estrutura do balanço patrimonial e da demonstração do resultado doexercício, conforme Lei nº 11.638/07 da empresa escolhida. Utilizar as técnicas de análise dos demonstrativos contábeis para discutir a parte contábil do projeto.

3

Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados do Exercício referentes ao último exercício social, respondendo as questões:  Comentar a situação de liquidez da empresa, considerando-se apenas esses dois grupos;  Liquidez:geral – imediata – seca e corrente;  Se a empresa aplica em ativo imobilizado, cite um exemplo; (terrenos, edificações, instalações, veículos, etc.).  Grau de endividamento. Obs: A administração da liquidez consiste em equiparar os prazos das dívidas com os prazos dos ativos e outros fluxos de caixa a fim de evitar a insolvência da empresa. A mensuração da liquidez é importante, pois apresenta acapacidade de a empresa gerar caixa suficiente para pagar seus fornecedores e credores. Importante: caso a empresa não disponibilize as informações reais para a elaboração do balanço, o aluno e/ou equipe, poderá utilizar dados fictícios. 3. Teoria e Prática Cambial

Deve-se observar qual a forma de pagamento escolhida para a transação, e se no caso de importação, qual a forma de envio de divisas...
tracking img