Pim 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O uso do computador na educação pode ser entendido como um meio de transformar o processo ensino em aprendizagem, contribuindo para a adoção de um novo paradigma educacional que privilegie a aprendizagem ao invés do ensino.
A sociedade atual passa por um processo de grandes transformações, os avanços científicos e tecnológicos alcançados potencializaram as possibilidades de comunicação einformação e alteraram as relações entre as pessoas. O acesso ao conhecimento torna-se cada vez mais facilitado, e as pessoas têm a possibilidade de
multiplicarem seus saberes constantemente. Nesse sentido a educação tem papel fundamental como a instituição que poderá construir em seus sujeitos uma compreensão sobre as transformações causadas pelas tecnologias nos modos de ser e estar das pessoascontribuindo para uma visão crítica e ética sobre esta sociedade na qual estamos inseridos.
Mas de qual educação falamos? De uma educação tradicional onde o ensino é entendido como transmissão de informações de uma educação humanista que visa o desenvolvimento das pessoas e da liberdade de aprender, ou, ainda, de uma educação construtivista ou sócio-cultural, centrada na construção do saber pelosalunos, onde compreender não é incorporar informações prontas, mas re-elaborá-las por meio da própria atividade dos alunos. (Mizukami, 1986 in Morelatti, 2001)
Ao que nos parece a escola que pretenda responder aos desafios da sociedade atual deve se pautar em um modelo de ensino que privilegie desenvolver nos alunos a construção de conhecimentos e não a mera transmissão de informações.
Uma dasalternativas para que se ocorra a mudança deste modelo de escola, o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino e aprendizagem, tem suscitado inúmeros estudos e provocado discussões intensas e necessárias. Intensas porque essas novas tecnologias estão por toda parte e necessárias porque não basta colocá-las dentro de uma sala, denominada em muitas escolas de “Laboratório deInformática”, para se dizer que a modificação ocorrerá e nem que será imediata. A ampliação do uso das TIC deverá, portanto, estar a serviço de um novo modelo de escola e de ensino pautado no entendimento de que
a evolução tecnológica não se restringe apenas aos novos usos de determinados equipamentos e produtos. Ela altera comportamentos. (...) elas transformam suas maneiras de pensar, sentir,agir. Mudam suas formas de se comunicar e de adquirir conhecimentos (Kenski,2003,p. 21).
Sob essa perspectiva, o uso do computador pode ser entendido como um meio de transformar o processo ensino aprendizagem, contribuindo para a adoção de um novo paradigma educacional que privilegie a aprendizagem ao invés do ensino. Pode ainda ajudar o professor a perceber que a educação não se resume àtransmissão de informação; é algo muito maior, um processo de construção do conhecimento realizado pelo aluno com a mediação do professor, em que o computador se destaca como um instrumento capaz de auxiliar o professor enquanto mediador da relação ensinar aprender (Valente, 1993).
É certo que os posicionamentos acerca desta nova realidade não são consensuais, e podem ser definidos por compreensões que vãodesde a repulsa ao uso das tecnologias até a crença exacerbada na eficiência dos equipamentos tecnológicos como únicos responsáveis pelas transformações nas práticas escolares apontando para uma supervalorização das Tecnologias Educacionais.
A introdução do computador nas escolas provoca três posições: indiferença, ceticismo e otimismo. Os indiferentes agem com apatia e desinteresse e aguardam o“desenrolar dos fatos” para então se posicionarem. Por outro lado, os céticos se apóiam em argumentos como o das condições financeiras escassas do sistema educacional brasileiro que não é capaz de garantir, em alguns casos, carteiras, giz e principalmente salários dignos aos professores. Os otimistas apresentam argumentos que nem sempre são convincentes por serem sustentados por razões pouco...
tracking img