Pim 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APOSTILA

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

VBSCRIPT










Professor: Rogério Gião

2º Semestre de 2012




















1. Introdução as Linguagens de Scripts


1. Linguagem de Programação

Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadaspara definir um programa de computador. Permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão.
Um algoritmo é uma seqüência finita de instruções bem definidas enão ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.


O conjunto de palavras, compostos de acordo com essas regras, constitui o código fonte de um software. Esse código fonte é depois traduzido para código de máquina, que é executado pelo processador.


Uma das principais metas das linguagens deprogramação é permitir que programadores tenham uma maior produtividade, permitindo expressar suas intenções mais facilmente do que quando comparado com a linguagem que um computador entende nativamente (código de máquina). Assim, linguagens de programação são projetadas para adotar uma sintaxe de nível mais alto, que pode ser mais facilmente entendida por programadores humanos. Linguagens deprogramação são ferramentas importantes para que programadores e engenheiros de software possam escrever programas mais organizados e com maior rapidez.








Exemplo de um programa de computador (Linguagem C):

#include
#include

int main(void)
{
puts("Hello Word!");
getch();
return 0;
}


2. Linguagem de Scripts

Linguagem de script (também conhecido comolinguagem de scripting, ou linguagem de extensão) é uma linguagem de programação executada do interior de programas e/ou de outras linguagens de programação, não se restringindo a esses ambientes.


As linguagens de script servem para estender a funcionalidade de um programa e/ou controlá-lo, acessando sua API e, são frequentemente usadas como ferramentas de configuração e instalação emsistemas operacionais (Shell script), como por exemplo, em alguns sistemas operacionais da família Linux, que usam a linguagem bash.


API, de Application Programming Interface (ou Interface de Programação de Aplicativos) é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes daimplementação do software, mas apenas usar seus serviços. De modo geral, a API é composta por uma série de funções acessíveis somente por programação, e que permitem utilizar características do software menos evidentes ao utilizador tradicional.
Todas as linguagens de script são linguagens interpretadas, porém, nem todas as linguagens interpretadas são linguagens de script. Os programas escritosem linguagens de script são, normalmente, referidos como scripts.
As linguagens Scripts foram criadas para permitir a criação de aplicações para a Internet rapidamente.


Se comparar estas linguagens com as linguagens que costumamos utilizar, irá perceber que as primeiras são muitos mais fáceis e simples de aprender e desenvolver. Os scripts permitem-nos criar aplicações quedesempenham funções como:


• Alterar a linha de status do browser;
• Definir um timeout para determinada procedure;
• Rodar telas de alerta, confirmação e input;
• "Forçar" a navegação para outras páginas;
• Alterar cor de fundo, barra de títulos, etc.;
• Criar uma nova página com textos;
• Executar funções do browser como Back, Forward, Home, etc.;
•...
tracking img