Pim 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA - MATERIAL COMPLEMENTAR – 2012 - 02

Sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.Pessoas de várias nações unidas por tradições, crenças ou valores políticos e culturais comuns..

Sociedade de Mercado: Como começou:

A história da moeda está intimamente ligada à história dodinheiro e das trocas comerciais, especialmente no que diz respeito à passagem de uma economia baseada na troca direta para outra baseada na troca indireta (também chamada de monetária). A moeda surgiu em diversas civilizações, com diversas formas de representação do valor monetário:conchas, o sal, o ouro, a prata etc. Em uma acepção mais estrita, a palavra moeda refere-se a aparição de pedaços demetal estilizados e cunhados por uma instância governativa. A função das moedas metálicas e, posteriormente, do papel moeda, foi, pois, facilitar as trocas comerciais. A moeda foi criada pelos reis da Espanha. Na época eles criaram a moeda porque ainda trocavam a mercadoria, e precisavam de dinheiro.

A palavra escambo é utilizada quando existe uma troca de mercadorias ou serviços entre as partesenvolvidas sem a utilização do dinheiro.
Essa pratica era muito comum no Brasil colônia, principalmente na exploração do pau-brasil, onde os portugueses davam espelhos, chocalhos, pentes, aos indígenas, estes por sua vez deveriam cortar as árvores de pau-brasil e carregar os troncos até as caravelas portuguesas.
O dinheiro(moeda), surgiu então para facilitar essas trocas.Suas funções também sediversificaram: a moeda permitiu contar, pagar e poupar, mas também expressar o preço dos bens e o valor dos serviços, além de saldar dívidas. Mas com a moeda, se resolve alguns problemas, também cria outros.
Gera seus próprios paradoxos. Instaura um espaço social homogêneo e coerente - o mercado - mas cria dentro desse espaço desigualdades, ou seja, uma hierarquia econômica. Define a riqueza e,de forma indissociável, a pobreza.
O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. Édominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo.
.MODELOS DE MERCADO:

Monopólio
O monopólio caracteriza-se quando uma única empresa produz determinado bem, não existindo nenhum bem substituto próximo.

Oligopólio
Designa-se por oligopólio a situação de um mercado com um número reduzido de empresas (no caso de duas, duopólio), de tal forma que cada uma tem que considerar oscomportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado. As causas típicas do aparecimento de mercados oligopolistas são a escala mínima de eficiência e características da procura. Em tais mercados existe ainda alguma concorrência, mas as quantidades produzidas são menores e os preços maiores do que nos mercados concorrenciais
Concorrência Monopolística
Situação de mercado entre aconcorrência perfeita e o oligopólio - e que, na prática, corresponde à grande maioria das situações reais. Caracteriza-se sobretudo pela possibilidade de os vendedores influenciarem a procura e os preços por vários meios (diferenciação de produtos, publicidade, localização.

Mais informações!!!

Concorrência Monopolista é quando há um grande número de produtores, mas um deles tem um diferencial. Hácapacidade de diferenciação de produtos, com apreciável controle daquele que diferencia o seu.

Concorrência Perfeita é quando há um grande número de vendedores e grande número de compradores. Os produtos são iguais e a entrada de novas empresas é fácil. Ocorre preço de equilíbrio ( ver gráficos de ofertaXdemanda)

Concorrência Imperfeita pode ser de várias maneiras:

-Monopólio: Há apenas...
tracking img