PIM 02 07 2013 Gest O Ambiental Doc ATUALIZADO

3877 palavras 16 páginas
SUSTENTABILIDADE, O USO CONSCIENTE DA ÁGUA NAS INDÚSTRIAS . UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA OMR

Alexandre José Pereira.
André Alves de Moura.
Erlisson Charles B. Costa.
Herbert Robson B. Costa.
Rogério de Faria Brandão. 1

Prof. Wagner Cardoso Silva2

RESUMO

PALAVRAS-CHAVE: Sustentabilidade, reutilização, água.

INTRODUÇÃO

A água é uma das substâncias mais importantes que se conhece, há milhões de anos estabelece o ciclo natural e todos os seres vivos aproveitam esse ciclo para manutenção da vida. O volume de água no planeta terra, incluindo os oceanos, os rios, os lagos, as águas subterrâneas, a água da atmosfera e dos pólos é aproximadamente um bilhão e trezentos milhões de quilômetros cúbicos. No entanto, somente 0,65 por cento desse volume estão acessível ao ser humano, há fonte de água doce é renovada através do ciclo hidrográfico, cujo à energia é fornecida pelo sol. Nem o Brasil vai escapar do estresse hídrico do planeta.

Por várias décadas as indústrias são as principais vilãs no que diz respeito à degradação do meio ambiente, com o uso indiscriminado dos recursos naturais as organizações têm maximizado os lucros e cada vez mais impactando diretamente na natureza seja ele no descarte de resíduos em locais inadequados ou a poluição de efluentes. Hoje está realidade tem sido discutida mundialmente e as indústrias têm repensado nos conceitos de sustentabilidade para que consigam se manter no mercado.

A OMR através do incentivo coletivo de seus colaboradores desenvolveu um projeto visando a melhoria continua e a sustentabilidade de suas atividades, com o intuito de minimizar o impacto causado pelo descarte de produtos não utilizados e a reutilização consciente da água. Esse projeto viabilizou a reutilização da água e diminuiu o desperdício de óleo de corte, utilizado na usinagem de seus componentes. Para conseguir esse feito foram aproveitados recursos disponíveis na empresa, o que reduziu o custo de sua implantação.

Justificativa

Este artigo

Relacionados