Pilhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Nas pilhas as reações de oxirredução acontecem espontaneamente e são a fonte de energia das mesmas, como na pilha de Zinco e Cobre, onde o Zinco libera elétronsque passam através do fio até chegar ao Cobre, o que gera uma corrente elétrica medida atraés de um multímetro. O objetivo do experimento foi a de reproduzir uma pilhasimilar a de Daniell, que permitiu verificar e medir a diferença de potencial existente entre dois metais conhecidos conectados em um eletrólito, o limão no caso doexperimento. Pode-se verificar o funcionamento de uma pilha, os fatores que influenciam em seu funcionamento, relacionar cada componente desta e identificar qual material oxidou oureduziu.

Palavras-chave: Elétrons, eletrólitos, pilha, corrente elétrica.


INTRODUÇÃO
As pilhas são células eletroquímicas onde em seu interior ocorrem reações deoxirredução espontâneas, atuando como fonte de eletricidade, convertendo energia química em energia elétrica (Juan Ferré, 1990).
Ao ligar pilhas em série, a diferença depotencial (ddp) de cada pilha se soma, e em paralelo, a tensão do circuito é resultado da média entre as pilhas associadas. Em qualquer circuito eletrônico, a correnteelétrica convencional flui no sentido contrário ao dos elétrons. (Tito Peruzzo, 1996)
A formação de pilhas é possível devido à diferença de potencial entre dois meiosmetálicos com a formação do fluxo de elétrons entre os eletrodos. Em qualquer associação de pilhas, um dos metais sofrerá corrosão devido à perda de íons do ânodo para oeletrólito, ou seja, o metal com o potencial de redução menor perde elétrons para o cátodo que tem potencial de redução maior, criando assim uma diferença de potencial.
tracking img