pilhas

Páginas: 3 (621 palavras) Publicado: 14 de julho de 2014
1. INTRODUÇÃO

Você já experimentou uma sensação de choque elétrico quando se morde um papel alumínio? Isto ocorre quando há contato entre o alumínio e os metais presentes em obturações dentárias,o ddp existente é que determina esta reação e é a partir desse princípio que são construídas as pilhas. Esse trabalho envolve a história das pilhas, força eletromotriz, tipos de pilhas, a equação denerst e o compreendimento maior de suas aplicações.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 História da pilha

O médico italiano Luigi Galvani (1737-1798) idealizou as forças elétricas nos movimentosmusculares: no ano de 1791, realizava experimentos quando observou que a coxa de rãs recentemente dissecadas, sofria contrações quando entrava em contato com metais diferentes. Ele concluiu que os tremoressurgiam quando havia contato entre a perna do animal e objetos de ferro e de cobre, ou seja, os nervos da rã conduziam corrente elétrica. Mas a explicação correta para esse fenômeno só surgiu no início doséculo XX, 130 anos depois do experimento com rãs. Nessa época foi verificada uma diferença de potencial (ddp) que existe entre o objeto de ferro e o de cobre produzindo um fluxo de elétrons, estefluxo passa pelos nervos e músculos da perna da rã produzindo as contrações. A passagem de corrente elétrica é responsável por esses acontecimentos.

Pilha, célula galvânica, pilha galvânica ou aindapilha voltaica é um dispositivo que utiliza reações de óxido-redução para converter energia química em energia elétrica. A reação química utilizada será sempre espontânea.

Neste dispositivo, têm-sedois eletrodos que são constituídos geralmente de metais diferentes, que fornecem a superfície na qual ocorrem as reações de oxidação e redução. Estes eletrodos são postos em dois compartimentosseparados, imersos por sua vez em um meio contendo íons em concentrações conhecidas e separados por uma placa ou membrana porosa, podendo ser composta por argila não-vitrificada, porcelana ou outros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pilha
  • Pilhas
  • Pilha
  • Pilhas
  • Pilha
  • pilha
  • pilhas
  • A pilha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!