Pilhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No século XVII, Otto Von Guericke inventou a primeira máquina para produzir eletricidade.
Na segunda metade do século XVIII, Luigi Aloisio Galvani começou a pesquisar sobre a aplicação terapêutica da electricidade. Após dez anos de pesquisa publicou Sobre as forças de eletricidade nos movimentos musculares, onde concluía que os músculos armazenavam electricidade (do mesmo modo que uma garrafa deLeiden) e os nervos conduziam essa eletricidade.
No século XVIII, Alessandro Volta, pondo em prática uma experiência de Luigi Galvani, descobriu algo curioso. Verificou que, se dois metais diferentes forem postos em contacto um com o outro, um dos metais fica ligeiramente negativo e o outro ligeiramente positivo. Estabelece-se entre eles uma diferença de potencial ou seja, uma tensão elétrica.Usando esta experiência como base, concebeu uma pilha, a que deu o nome de pilha voltaica.
A pilha era composta por discos de zinco e de cobre empilhados e separados por pedaços de tecido embebidos em solução de ácido sulfúrico. Esta pilha produzia energia elétrica sempre que um fio condutor era ligado aos discos de zinco e de cobre, colocados na extremidade da pilha.
Em 1812,Davy produziu umarco voltaico usando elétrodos de carvão ligados a uma bateria de muitos elementos.

(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pilha. Acesso em: 26/03/2010 as 20:40)

As pilhas elétricas sempre estão presentes no nosso dia-a-dia, seja nos controles remotos, nas máquinas fotográficas, rádios ou brinquedos. Por meio de reações de óxido-redução, estes dispositivos são capazes de transformar energiaquímica em energia elétrica.
A história das pilhas se inicia em 1600, quando o físico alemão Otto von Guericke idealiza a primeira máquina para produzir eletricidade. Tratava-se de um globo de enxofre que gerava centelhas quando girado e friccionado.

No século XVIII, o médico e investigador italiano Luigi Galvani descobriu que a eletricidade poderia ser armazenada nos músculos, e que os nervos eramcapazes de transferir essa energia. A eletricidade que Galvani se referia é originária de reações químicas no corpo humano. Por esse motivo que sua descoberta foi tão importante, pois foi a partir dela que os estudiosos começaram a investigar o uso da química na geração da energia elétrica.

Um desses estudiosos foi o físico italiano Alessandro Volta, considerado o criador das pilhas elétricas.Após vários estudos, Volta percebeu que os melhores componentes químicos para a produção de eletricidade eram o zinco e a prata. Por volta de 1800, o mesmo elaborou um dispositivo formado por várias camadas destes dois metais, separadas por um disco de material poroso embebido em uma solução de sal.

A pilha de Volta foi muito importante para a evolução da eletroquímica, fato que o levou a ser,inclusive, nomeado conde em 1810, por Napoleão Bonaparte.

(fonte: http://www.historiadetudo.com/pilha.html. Acesso em: 26/03/2012 as 20:40)

A história das pilhas é antiga , já em 1600 Otto von Guericke inventou a primeira máquina para produzir eletricidade.Galvani na segunda metade do século XVIII, começou a pesquisar a aplicação terapêutica da eletricidade, após dez anos de pesquisapublicou : "Sobre as forças de eletricidade nos movimentos musculares." Onde concluía que os músculos armazenavam eletricidade do mesmo modo que uma jarra de Leiden, e os nervos conduziam esse eletricidade.

Os trabalhos de Galvani influenciaram Volta que após muitos pesquisas desenvolveu um dispositivo formados por prata e zinco ou prata e chumbo ou prata e estanho ou por cobre e estanho , cada parmetálico era separado por um disco de material poroso embebida em uma solução de sal, o disco inferior era sempre de prata e o superior de zinco, essas placas terminais eram ligados fios metálicos para conduzir a eletricidade produzida. Davy em 1812 produziu um arco voltaíco usando eletrodos de carvão ligados a uma bateria de muitos elementos. A pilha de Volta foi uma grande invenção , apesar da...
tracking img