Pilhas e baterias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................ 03

2 PILHAS, BATERIAS E SUA COMPOSIÇÃO ................................................. 04

3 A PILHA E O MEIO AMBIENTE .................................................................... 05

4 A PILHA E O SER HUMANO......................................................................... 07

5 A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM ............................................................ 08
5.1 Como diminuir o descarte ............................................................................. 08

6 PROCESSO DE RECICLAGEM .................................................................... 11

7 CONSIDERAÇÕES....................................................................................... 13

REFERÊNCIAS.............................................................................................. 14

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho refere-se aos Resíduos Sólidos, mais especificamente sobre as pilhas e baterias, que por serem altamente tóxicas estão chamando a atenção dos ecologistas, nosso objetivo para um maiorentendimento é alertar sobre o descarte errado que ocorre em lixos comuns, mostrar sua composição, quanto prejudiciais são os elementos que as compõem e como eles se comportam e afetam o meio ambiente e o ser humano, a importância da reciclagem, seu processo, e de que forma podemos diminuir o descarte.

2 PILHAS, BATERIAS E SUA COMPOSIÇÃO

Conforme Bocchi, Ferracin e Biaggio (2000), os termos“pilha” e “bateria” têm sido utilizados cotidianamente para descrever sistemas eletroquímicos fechados que armazenam energia. No entanto essa definição é usada indistintamente, mas, na verdade, esses dois materiais apresentam suas próprias características distintas.

Ainda segundo Bocchi, Ferracin e Biaggio (2000), a pilha descrita cientificamente, é um dispositivo constituído por dois eletrodos e umeletrólito, arranjados de maneira que seja produzida energia elétrica. O eletrólito é o meio pelo qual a corrente elétrica será transportada e, portanto, será sempre um condutor iônico. Sua consistência pode ser líquida, sólida ou pastosa, o que importa é a sua eficiência em conduzir energia elétrica. Os dois eletrodos de uma pilha são constituídos de matérias diferentes, e, uma vez que sãoconectados a um aparelho elétrico, um destes eletrodos oxida-se, liberando elétrons que serão conduzidos pelo eletrólito até chegarem ao outro eletrodo, reduzindo este material. O primeiro é chamado de eletrodo negativo ou anodo, pois o material pelo qual é constituído é um íon ânion, portanto, propício a liberar elétrons (oxidação), enquanto o segundo é nomeado de eletrodo positivo ou catodo, pois écomposto por um íon cátion, sendo assim favorável a ganhar elétrons (redução).

Uma bateria nada mais é do que um conjunto de pilhas que, dependendo da associação presente nelas, terão características distintas, por exemplo: caso a associação dentro da bateria seja em série, o potencial da pilha será destacado, enquanto quando o arranjo for a paralelo a intensidade elétrica será priorizada devido àsua maior quantidade. Existem dois tipos de bateria: a primária, que não é recarregável, e a secundária, sendo esta reutilizável (algumas vezes até milhares de vezes). Um grande problema existente na composição desses materiais está nos elementos químicos contidos nas pilhas e baterias. Alguns deles apresentam alto teor tóxico, sendo chamados de metais pesados e, portanto, grave risco ao meioambiente e ao ser humano. Os mais perigosos são: chumbo, cádmio e mercúrio. (Bocchi, Ferracin e Biaggio (2000).
3 A PILHA E O MEIO AMBIENTE

Dos 112 elementos conhecidos atualmente, 84 são metais. Isso leva a crer que as possibilidades de contaminação ambiental por metais sejam numerosas. Sua ocorrência natural, porém, não deve ser considerada como perigosa, pois faz parte do equilíbrio dos...
tracking img