pilhas de niquel cadmil

310 palavras 2 páginas
PILHA DE NÍQUEL CÁDMIO

A primeira bateria de NiCd foi desenvolvida pelo cientistassueco Waldemar Jungner em 1899. Nesta altura a única tecnologia concorrente era a bateria de ácido-chumbo,bastante menos robusta tanto física como quimicamente. Com diversos melhoramentos de âmbitolimitado nos primeiros protótipos, a densidade energética daquele tipo de baterias passou para cerca de metade dodas baterias primárias, e para um valor consideravelmente acima das baterias deácido-chumbo. Jungner experimentou substituir o cádmio das baterias por ferro em quantidades variáveis, mas as suasfórmulas ficaram abaixo das expectativas. São usadas comercialmente desde 1950.
Uma pilha ou uma bateria são equipamentos que conseguem transformar energia química em elétrica. A pilha possui apenas doiseletrodos (o positivo e o negativo) em um eletrólito, enquanto as baterias são pilhas ligadas em série.
No cotidiano existem vários tipos de pilhas e baterias, que se diferenciam especialmente pelotipo de eletrodo que possuem.
Uma delas é a bateria de níquel-cádmio, que, como o próprio nome indica, possui como eletrodo (positivo) ou cátodo o hidróxido (óxido) de níquel (III), NiO(OH), e comoeletrodo negativo ou ânodo o metal cádmio Cd(s). O eletrodo desse tipo de bateria é uma pasta eletrolítica com 28% de hidróxido de potássio, KOH, em massa.
Semirreação do ânodo: 1 Cd(s) + 2 OH-(aq) →1 Cd(OH)2(s) + 2e-
Semirreação do cátodo: 2 NiO(OH) + 2 H2O(ℓ) + 2e- → 2 Ni(OH)2(s) +2 OH-(aq)
Reação global: 1 Cd(s) + 2 NiO(OH) + 2 H2O(ℓ) → 1 Cd(OH)2(s) + 2 Ni(OH)2(s)
Sua voltagem constante éde 1,4 V.
A bateria de níquel-cádmio é uma bateria secundária, ou seja, é recarregável, e pode ser reutilizada várias vezes. Essas pilhas param de funcionar quando os produtos formados na reaçãoglobal acima (hidróxido de níquel e de cádmio) depositam-se sobre os eletrodos e impedem o seu

Relacionados