Pilates x fibromialgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pilates na Fibromialgia

Olá pessoal! Ai vai uma dica para quem sofre com a fibromialgia: Praticar Pilates! Os benefícios são muitos, porque o pilates fortalece, alonga, e equilibra toda amusculatura que envolve a coluna vertebral, alinhando e descomprimindo tensões na mesma. "Segundo Joseph Pilates (criador do método), após as 10 primeiras aulas, o praticante sente que o corpo mudou;após 20 aulas, que as mudanças são visíveis; após 30, as demais pessoas começam a notar as mudanças.”


Mas o que é fibromialgia?


A Fibromialgia é uma síndrome (SFM) considerada umapatologia crônica de difícil tratamento, que afeta, principalmente, mulheres entre 40 e 60 anos de idade, uma faixa etária de atividade profissional produtiva. A doença é caracterizada por dor musculardifusa, pontos dolorosos, dor articular, rigidez matinal, cefáleia, parestesia, formigamento, ansiedade, cãibras, depressão, irritação, alterações de memória, alteração da concentração, fadiga,insônia, sono não restaurador, sensação de edema e intolerância ao calor e frio, não possui origem inflamatória, não causa degeneração nem é progressiva; é crônica e sistêmica e sua causa ainda é discutida.É uma síndrome que determina limitações à capacidade funcional dos indivíduos pelo quadro álgico crônico, podendo interferir diretamente na qualidade de vida e, portanto, na saúde dospacientes.
É classificado por:
Fibromialgia primária, que apresenta quadro clínico da doença sem haver qualquer outra patologia simultaneamente
Fibromialgia secundária, ocorre quando o pacientefibromiálgico possui outra patologia concomitante.


Tratamento: O pilates é um dos métodos que ajudam a melhor os sintomas da síndrome. Inicialmente há um aquecimento para melhorar o aportesanguíneo para os músculos e tendões, permitindo uma melhor resistência física para os exercícios. Depois o paciente é sujeito a diversos exercícios, de acordo com seu limite de resistência....
tracking img