Pilares Mistos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

Pilares mistos aço-concreto e comparativo de custo com pilares de aço e pilares de concreto armado
25/01/2012 | Revista Escola de Minas - Outubro/Dezembro 2011


Resumo
O estudo de novas técnicas e processos construtivos mais eficientes e racionais vem sendo alvo de muitos pesquisadores. O conhecimento do método construtivo aço-concreto e de seu processo construtivo industrializado deprodução mostra-se como um importante agente de transformação numa indústria tradicionalmente baseada na construção de estruturas em concreto armado. Na busca de novas técnicas e processos construtivos, objetivando a racionalização na construção, a utilização de pilares mistos em sistemas estruturais apresenta eficiência significativa. Nesse trabalho, é feita uma ampla abordagem sobre os pilaresmistos aço-concreto, avaliando a viabilidade da utilização de pilares mistos para uma racionalização na construção civil brasileira. Também são feitos alguns estudos comparativos de custo entre os pilares mistos aço-concreto, entre pilares mistos aço-concreto e pilares de concreto armado e entre pilares misto aço-concreto e pilares de aço, utilizando preços praticados na região da Grande Vitória.Palavras-chave: Pilares mistos aço-concreto, dimensionamento, racionalização, custo.
1. Introdução
Considerações iniciais
O processo construtivo aço-concreto evoluiu significativamente nas últimas décadas. Essa evolução pode ser atribuída ao desenvolvimento de novas técnicas e processos construtivos mais industrializados e eficazes, que possibilitam a execução de estruturas mais racionais.Atualmente, a utilização de sistemas estruturais formados por elementos mistos aço-concreto vem sendo adotado em vários países em todo o mundo.
Objetivando a racionalização na construção civil brasileira, a utilização de elementos mistos na composição de sistemas estruturais apresenta eficiência significativa. Entre os elementos que compõem o sistema estrutural misto estão os pilares mistosaço-concreto. Comparados aos pilares de concreto armado, usualmente utilizados no Brasil, os pilares mistos aço-concreto podem apresentar vantagens econômicas quando adotadas metodologias adequadas ao seu processo construtivo. Essa metodologia construtiva possibilita uma racionalização na construção, ocasionando uma diminuição da mão-de-obra, além de uma economia do material.
A eficiência da racionalização daconstrução com a utilização de pilares mistos aço-concreto é possibilitada pela união das vantagens econômicas, construtivas e estruturais inerentes a cada um de seus elementos constituintes, como a metodologia construtiva industrializada e a alta resistência do aço vantagens estas associadas à rigidez e ao baixo custo do concreto, podendo este último ser utilizado para proteger o perfil de açocontra a ação nociva do fogo.
Os pilares mistos aço-concreto têm aplicação diversa, sendo utilizados nos sistemas estruturais de edifícios, sobretudo nos edifícios altos, onde se verifica o maior número de suas (De Nardin, 1999). A opção por tal elemento estrutural deve-se à comparação dos custos relativos aos materiais, equipamentos e mão-de-obra envolvida no processo construtivo.
Vantagens dospilares mistos aço-concreto
A seguir são citadas algumas vantagens na utilização de pilares mistos:
Vantagens dos pilares mistos quando comparados com os pilares de concreto armado
a) Possibilita a execução de pilares esbeltos, com uma seção transversal reduzida, oferecendo maior liberdade espacial aos arquitetos. A consequente redução do peso global da estrutura possibilita a execução defundações mais leves e otimizadas.
b) A ductilidade é outro ponto que diferencia os pilares mistos, os quais apresentam um comportamento mais dúctil quando comparados com pilares de concreto armado (Alva, 2000).
c) Os perfis, além de exercerem função estrutural para a edificação, podem ser utilizados como estrutura na fase construtiva, proporcionando uma diminuição de custo com escoramentos e,...
tracking img