Pike, vida e obra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Kenneth Lee Pike foi um renomado lingüista americano, mas também antropólogo, poeta e filósofo cristão como o descrevem Paveau e Sarfati (2006, p.161). É principalmente associado ao SIL, Summer Institute of Linguistics; também é reconhecido pela tagmênica, sistema de análise que desenvolveu para o treinamento de lingüistas no SIL (CRYSTAL, p. 250).
Segundo o endereço eletrônicodo SIL, a instituição é uma organização de base religiosa dedicada a ajudar comunidades do mundo inteiro, facilitando seu potencial lingüístico através de treinamento, realizando análise linguística, criando ortografia, auxiliando na produção literária local e proporcionando uma educação multilíngüe.
Seu fundador principal foi William Cameron Townsend que não era lingüista e começou uma missãointercultural junto a um povo da Guatemala em 1919; essa sua experiência teve grande importância para o trabalho lingüístico que foi desenvolvido posteriormente pelo instituto. Sua técnica foi a de promover uma aproximação pessoal com o povo, vivendo entre eles, aprendendo sua língua e, a partir daí, fazer uma análise lingüística, desenvolver um alfabeto, começando um programa de educação atravésdo uso da Bíblia (o ensinamento das Escrituras era seu objetivo principal).
Em 1934 o SIL teve início como uma oficina em uma fazenda no estado de Arkansas (“Camp Wycliffe”), nos Estados Unidos, na qual Townsend preparava tradutores da Bíblia. Em 1935 o curso se repetiu com cinco estudantes e evoluiu para um trabalho de campo etnolinguístico (estudo da linguagem das sociedades ágrafas) noMéxico; entre esses estudantes estava Kenneth Lee Pike.
Pike co-dirigiu o SIL, juntamente com Eugene Nida, pela primeira vez em 1938; continuou nessa função em todos os verões até 1950. Em 1942, tornou-se o primeiro presidente do SIL, tendo permanecido no cargo até sua aposentadoria em 1979.
Recebeu diversos prêmios por suas pesquisas linguísticas e em 1982 foi indicado pela primeira vez ao prêmioNobel da Paz, o que se repetiria pelos quinze anos seguintes.
Por conta de seu trabalho, percorreu o mundo todo, pesquisando línguas e transmitindo suas idéias desde seu primeiro artigo publicado em 1937 até a sua última palestra proferida em 2000, ano de seu falecimento.
Perto do fim da vida, escrevendo um artigo autobiográfico, Pike disse que, em vez de começar o relato pelo início dacarreira, iniciá-lo-ia apontando sugestões para o que esperava ser o resultado acadêmico da maioria das suas publicações recentes.
2 VIDA E OBRA

No sítio eletrônico do SIL há muitas informações sobre a vida e a obra de Pike. A biografia aqui relatada foi baseada nesse material.
Kenneth Lee Pike nasceu em 9 de junho de 1912 em Connecticut, nos Estados Unidos. Aos 17 anos começou a estudar no GordonCollege of Theology and Missions, em Boston, Massachusetts. O Gordon College está entre as principais faculdades cristãs americanas.
Em 1935 Pike participou do segundo encontro do “Camp Wycliffe”, no Arkansas. Ele foi um dos cinco estudantes que foram ao México com W.C. Townsend para trabalho de campo numa aldeia Mixtec. O “Camp Wycliffe” propunha-se na época a traduzir a bíblia para cada línguaexistente no planeta.
No ano seguinte, Pike se mudou para a aldeia Mixtec de São Miguel para aprender a língua nativa. Participou do terceiro encontro do “Camp Wycliffe”, onde ensinou fonética e desenvolveu uma demonstração monolíngue, para ensinar aos estudantes o que fazer para aprender uma língua sem alfabeto, dicionário, gramática escrita e intérprete.
Seu primeiro artigo apareceu napublicação Investigaciones Linguísticas no México, em 1937. No mesmo ano foi admitido na graduação da universidade de Michigan onde foi aluno de Edward Sapir.
Em 1938 Kenneth Pike casou-se com Evelyn Griset, sobrinha de Townsend, na Cidade do México. A Semana de Lingüística, ocorrida na capital mexicana no mesmo ano, rendeu-lhe o trabalho Analysis and Charting of Phonetics, Phonemics and Tonemics...
tracking img