Piet mondrian

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1.Resumo______________________________________________________

__3

2. Introdução__________________________________________________

____3

3. O Artista_____________________________________________________

__ 4

4. Arquitetura Moderna______________________________________________6

5. Mondrian versus Arquitetura________________________________________7

6.Coclusão____________________________________________________

___9

7. Anexos - Obras de Pier Mondrian___________________________________ 9

1. Resumo
Para compreender a influencia das obras de Piet Mondrian na arquitetura moderna como edifício e como cidade, é preciso fazer uma pesquisa individualizada sobre arquitetura moderna e sobre a vida e obra de Piet Mondrian.
As obras de Piet Mondrianpossuem profunda relação com a metrópole. Seus trabalhos abrangeram distintas temporalidades urbanas no decorrer do século XX, e foram permeados direta e indiretamente pela música, pela dança, arquitetura e artes temporais igualmente circunscritas ao fenômeno urbano. Mondrian identifica no ambiente moderno, dinâmico e veloz, da Paris da primeira metade do século XX, as premissas de sua teorianeoplástica do ‘equilíbrio universal’. Procurava realizar sua teoria em outras artes além da pintura, de modo que ao integrar-se à vida, a arte desapareceria. Sua chegada a América coincide com a transferência do centro artístico mundial de Paris para Nova York.
Arquitetura moderna é uma designação genérica para o conjunto de movimentos e escolas arquitetônicos que vieram a caracterizar a arquiteturaproduzida durante grande parte do século XX (especialmente os períodos entre as décadas de 10 e 50), inserida no contexto artístico e cultural do Modernismo. O termo modernismo é, no entanto, uma referência genérica que não traduz diferenças importantes entre arquitetos de uma mesma época. Um dos princípios básicos do modernismo foi o de renovar a arquitetura e rejeitar toda a arquitetura anterior aomovimento.

2. Introdução
Neoplasticismo é o termo criado pelo artista holandês Piet Mondrian para uma arte abstrata e geométrica. Segundo o artista, a arte deve ser desnaturalizada e liberta de toda referência figurativa ou de detalhes individuais de objetos naturais. Assim, Mondrian restringiu os elementos de composição pictórica à linha reta, ao retângulo, às cores primárias - azul amarelo evermelho - e aos tons de cinza, preto e branco.
Mondrian fundou com Theo Van Doesburg a revista De Stijl, publicada de 1917 a 1928, onde publicou textos sobre o neoplasticismo. De Stijl foi uma aliança de artistas, arquitetos e designers e sua missão era criar uma arte nova e internacional, em um espírito de paz e harmonia, pois a Holanda acabara de passar pela Primeira Guerra Mundial.
Osprimeiros membros incluíam: Van Doesburg. Bart van der Leck. Piet Mondrian. Georges Vantongerloo. Vilmos Huszár. J.J.P. Oud. Roberto van t Hoff. Jan Wils. Antony Kok Van Doesburg e Mondrian foram os principais teóricos do grupo e lançaram a revista De Stijl a fim de divulgar suas idéias. Eles acreditavam que o cubismo não havia ido muito longe ao desenvolvimento da abstração e que o expressionismo erasubjetivo demais. Embora admirassem o futurismo, distanciaram se dele após a entrada da Itália na guerra. Assim como os membros da Bauhaus e os construtivistas, eles queriam usar a arte para mudar a sociedade.

3. O Artista
Pieter Cornelis Mondrian, mais conhecido como Piet Mondrian, nasceu em 7(sete) de março de 1872 numa família calvinista extremamente religiosa. Seu pai, um pastor puritano,desejava que o filho seguisse a carreira religiosa. Tendo um tio que trabalhava com pintura, interessou-se pela carreira artística, mas foi obrigado a enfrentar a visão ortodoxa da família, que via na arte um caminho para o pecado. Vê, porém, na possibilidade de dar aulas uma resolução ao seu dilema: prometeu ao pai estudar artes, tornando-se um professor.
Em 1892 começou a estudar arte, como...
tracking img