Qual a Posição e Preocupação do Estado e da Igreja Católica para com os Sujeitos Sociais?

No passado, o Serviço Social era completamente influenciado pela doutrina social da Igreja Católica.Absorvendo os princípios desenvolvidos por movimentos ligados à burguesia e à doutrina social católica, o Serviço Social desenvolveu-se na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, contudo, priorizou-se noServiço Social a filosofia social, definida observando os parâmetros da Igreja Católica. Formular uma doutrina social para afirmar um estatuto social foi à forma encontrada pela Igreja Católica paraabrir diálogo com a modernidade e assegurar a sua legitimidade social.
O governo brasileiro, enquanto detentor do poder público cabia à responsabilidade de regular os excessos e promover uma vida dignaà população, principalmente neste período conturbado da história do país com o crescimento dos grandes centros, o pleno desenvolvimento do Capitalismo e sua implantação no Brasil com a construção defábricas, gerando no país um forte e expressivo êxodo rural, superlotando as cidades e continuando o mesmo processo de urbanização e deterioração do proletariado, como na Europa e Estados Unidos.
Ajudare solucionar estes graves problemas da população carente, revoltada e oprimida transformou-se em questão política, pois inúmeras greves explodiram neste período. Assim o governo, juntamente com osburgueses brasileiros e a igreja Católica uniram-se para tentar sufocar a voz do povo, proporcionando "acalentos" para os trabalhadores e suas famílias, criando consensos, onde na ilusão de ajudar aospobres estaria a solução para a crise.
Por se haver instalado os ideais comunistas e liberais no país, a igreja Católica viu seus valores sagrados como, a moral, a ordem e o poder ameaçados. Como aoEstado cabia à função de promover a paz e aniquilar a desordem nas relações sociais e o fantasma do comunismo ameaçava o capitalismo no Brasil, o Estado criou sindicatos, instituições assistenciais,... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Pierre rosanvallon e a '' nova questão social''. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Pierre-Rosanvallon-e-a-%27%27-Nova/722148.html

MLA

"Pierre rosanvallon e a '' nova questão social''" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Pierre-Rosanvallon-e-a-%27%27-Nova/722148.html>.

MLA 7

"Pierre rosanvallon e a '' nova questão social''." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Pierre-Rosanvallon-e-a-%27%27-Nova/722148.html>.

CHICAGO

"Pierre rosanvallon e a '' nova questão social''." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Pierre-Rosanvallon-e-a-%27%27-Nova/722148.html.