Pierre monbeig

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS

CURSO: GEOGRAFIA







Eduardo Cunha de Oliveira









Pierre Monbeig











BELO HORIZONTE

2012

Eduardo Cunha Oliveira



Pierre Monbeig









Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Introdução à Geografia, do Curso deGeografia, da Universidade Federal de Minas Gerais.




Prof. Claudinei Lourenço









BELO HORIZONTE

2012







[pic]

SUMÁRIO

1. Introdução....................................................................................................... 4

2. Desenvolvimento............................................................................................. 51. O complexo Geográfico........................................................................... 6

2. Monbeig e o Brasil ............................................. ..................................... 7

3. Monbeig e o Estudo Geográfico da cidade .............................................. 9

4. Publicações de Monbeig........................................................................ 12

3. Conclusão ..................................................................................................... 12

4. Referências Bibliográficas ............................................................................. 13


1. INTRODUÇÃO

Pierre Monbeig foi um geógrafo francês, nascido em 1908, tendo se formado em letras naUniversidade de Paris .em 1927. Monbeig trabalhou e estudou no Brasil entre 1935 e 1946, data em que ocupou a cadeira de professor na USP, assim como a cátedra de geografia humana neste mesmo período.

Foi mestre de diversos geógrafos brasileiros importantes, como Pasquale Petroni e Aziz Ab’Saber, divulgando uma geografia francesa modifica na universidade de São Paulo e consequentementeem território nacional.

O objetivo do trabalho analisar a sua obra e apresentar ao menos a síntese de suas idéias e sua plena contribuição para a geografia mundial.




2. DESENVOLVIMENTO

Nascido em Marissel, Oise, em 15 de setembro de 1908 tendo se formado em Letras (História e Geografi a) na Université de Paris em 1927. Durante sua formação universitária foi alunode professores como De Martonne e Albert Demangeon, esses fortemente influenciados pela geografia de Paul Vidal de La Blache. Este importante geógrafo morreu em 1987 tendo deixando em sua trajetória influências fundamentais para a história da Geografia, como um todo, e a brasileira em particular.

Já formado, em 1935, foi convidado para assumir a cadeira de Geografi a Física e Humana, entãoocupada pelo professor Pierre Deffontaines, na recém criada Universidade de São Paulo, no Brasil. Em 1938, deixou a cadeira de Geografia Física, para dedicar-se exclusivamente à disciplina de Geografia Humana. Ainda em 1937, assumiu a presidência da Associação de Geógrafos Brasileiros, cargo que ocupou até 1946.

Após seu regresso para a França, em 1947, Monbeig defendeu seu doutorado,apresentando como tese principal o trabalho Pioneiros e Fazendeiros de São Paulo, complementada pela tese Crescimento da Cidade de São Paulo. Ambas resultantes de seus anos no Brasil. Em 1950, já como doutor tornou-se professor da Faculdade de Letras, assumindo a disciplina de Ensino de Geografia Colonial.

Monbeig trouxe para o Brasil as contribuições da Geografia francesa, então a matriz depensamento mais influente. Seus alunos estudaram a Geografia a partir das obras de autores franceses de grande expressão como os geógrafos Vidal de La Blache, Albert Demangeon, Max Sorre e Emmanuel De Martonne, além de historiadores como Lucien Febvre, Marc Block e André Sigfried.

Sua formação na Geografia francesa influenciou fortemente sua prática, tanto no que concerne ao peso dado à História...
tracking img